Eu já contei aqui como foram as minhas experiências com a amamentação. O começo foi muito difícil! Em alguns momentos a pressão dos palpites, a dor e ver minha filha chorando me fez pensar que eu não iria conseguir!
Sim, o começo pode ser meio dolorido! Pode não ser exatamente como a gente vê nos comerciais de margarina e provavelmente você precise da ajuda de outras pessoas que entendam realmente do assunto.
Se você estiver perto de uma mulher que acabou de ganhar um bebê e que está tentando amamentar o seu pequeno, aproveite para dar incentivo, apoio e carinho! Algumas frases que podem ajudar a levantar a autoestima dessa mãe e fazer com que ela consiga ter uma amamentação de sucesso:
1 – Você vai conseguir! – Nada ajuda mais do que ouvir que tudo vai dar certo.
2- Tenha calma, tudo é uma questão de tempo – pode ser que você ache um saco alguém te dizer para ter calma enquanto seu filho grita de fome. Mas acredite, amamentação é um processo que requer adaptação entre mãe e filho. Demanda um certo tempo e que você esteja tranquila! Com o passar dos dias as coisas realmente entram nos eixos.
3 – Você não está sozinha, pode contar comigo – saber que você pode contar com a ajuda de outra pessoa é muito importante no pós parto. A mulher se sente amparada e protegida, ficando mais tranquila para conseguir realizar a amamentação com sucesso.
4 – Seu leite é o mais rico e poderoso do mundo – o bebê está chorando e por vezes algumas pessoas te dão a ideia de dar uma mamadeira de fórmula para a criança. Alguns alegam que o leite da mulher é fraco ou aguado. Mas acredite, ele é o melhor alimento para o seu filho! Amamentar pode levar tempo, pois o bebezinho também precisa se adaptar.
5 – Você está sendo a melhor mãe do mundo – ouvir isso dá uma sensação de coragem para a mulher. No começo a tendência é que a gente pense que tudo é nossa culpa e que o bebê está chorando por nossa causa. Não é! Você está sendo uma verdadeira guerreira e vai conseguir vencer está batalha!
6 – Não se cobre demais! – lembre que você está fazendo o seu melhor. Vencendo todos os seus limites e tratando o assunto com o maior amor do mundo. Cobranças não vão te fazer bem. Acredite em você.
7 – Não é feio pedir ajuda – Sim, peça ajuda! Amamentar não é tão simples e muitas vezes você vai precisar de uma especialista do assunto para te ajudar. Eu só consegui amamentar sem dor após dois meses, contando com a ajuda de enfermeiras do assunto. Demorou mas valeu a pena!
8 – Não desista! – Cada uma sabe das suas limitações, mas acredite, muitas mulheres desistem por darem ouvidos a palpites descabidos. Você já está fragilizada e ainda fica ouvindo alguém te dizendo que não vai dar certo, isso é realmente um desastre para quem está tentando amamentar.
9 – Quer um abraço? – Nada é mais carinhoso do que receber um abraço cheio de afeto numa hora difícil! Saber que estamos sendo acolhidas fortalece nossa autoestima e nos motiva!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…