Você passou meses planejando a festa de aniversário de seu filho. Pode ser comemorando um ou dez anos. Pode ser num buffet infantil ou no quintal de casa. Pode ser para cem convidados ou só para os amiguinhos mais chegados. Pode ser uma super produção ou “apenas um bolinho”. O que importa é que você vai querer ter o registro desse dia em fotos.
Se for contratar um fotógrafo profissional, (Veja aqui dicas de como escolher o fotógrafo certo) ele já deve ter um roteiro mais ou menos estabelecido do que pretende fazer, mas você sempre pode conversar a respeito de uma imagem que você queira. Ou talvez você mesma decida fazer o registro da festa. De qualquer forma, eu fiz aqui uma pequena lista das fotos que não podem faltar.
Você escolheu o tema, visualizou a decoração em sua cabeça, e talvez até tenha feito muitos detalhes por conta própria. Então, nada mais justo do que registrar como a decoração ficou. Tire algumas fotos mais gerais, mostrando a decoração completa, mas também foque em detalhes: a vela do bolo, os docinhos decorados, as letras do nome…
É meio de praxe fazer fotos posadas com familiares, padrinhos e amigos mais próximos. O local pode variar, algumas festas têm um painel ou fundo específico para fazer fotos, em outras se prefere fotografar na mesa do bolo.
Uma dica que dou é de preferência fazer essas imagens no começo da festa, ainda mais se for o primeiro aniversário do seu filho, pois a criança estará mais descansada e com um humor melhor para a sessão de fotos. Outra dica para evitar cansar a criança é não ficar tempo demais fazendo as fotos posadas: não precisa tirar fotos com um por um dos casais de amigos que foram na festa, junte todo mundo que é do mesmo círculo de amizade e faça uma foto só.
Fotos espontâneas são grande parte do meu estilo, e eu acho que ficam lindas, principalmente com crianças. Não precisa ficar parando o aniversariante o tempo todo pra posar pra foto. Deixe ele brincar, se divertir, fazer o que quiser, e vá registrando esses momentos. A criança vai aproveitar melhor a festa, e os registros vão mostrá-la do jeitinho que realmente é.
Essa não pode faltar! Não tem muito segredo, é registrar o momento do parabéns e o aniversariante (ou os pais) assoprando as velinhas. Se você tiver decidido fotografar por conta própria, essa é a hora de pedir para um parente ou amigo de confiança fazer o registro. Afinal, você estará cantando o parabéns com seu filho, não é?
Tem alguns momentos que não acontecem em todas as festas, então depende muito do que foi planejado. O aniversariante vai abrir os presentes durante a festa? Isso pode render boas fotos. Vai ter alguma animação, como mágico ou personagem vivo? Vale a pena registrar também. A criança acabou não aguentando ficar acordada e precisou tirar um cochilo? Até isso pode resultar numa foto interessante. É preciso estar aberto a tudo, pois os pequenos sempre podem nos surpreender.
Leia também Dicas Para Fotografar Seu Filho
Andrea Mayumi, fotógrafa
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…
View Comments
Nossa eu adorei qro sim