As crianças não estão indo para a escola. Elas estão em casa, mas não estão de férias. Nós precisamos trabalhar home office e também repassar as matérias da escola com as crianças. E neste momento de quarentena muitos pais estão valorizando os professores de seus filhos mais do que nunca.
Com o isolamento social para evitar a propagação do coronavírus, as crianças não estão indo para a escola. Estão em casa com os pais. Os pais também não estão de férias. Muitos estão tendo que cumprir suas atividades, agora em casa.
Estar toda a família em casa não significa que os pais estão de boa e que tem todo o tempo livre do mundo para as crianças. As famílias estão aprendendo a dividir seu tempo entre os cuidados com os pequenos e também com as obrigações do trabalho. E muitos tem se perguntado: “Será que na escola essas crianças sentem tanta fome, pedem para ir ao banheiro a todo momento e só querem a atenção de seus professores”?
Na maior parte do mundo, as escolas estão com as portas fechadas, mas continuam enviando a matéria para que elas sejam repassadas em casa com as crianças. Algumas tem feito vídeo aulas e mandado atividades complementares para que os pais repassem com os filhos. Outras escolas estão enviando apenas orientações de que matérias devem ser repassadas com os alunos.
E para muitos pais lidar com essa nova realidade não tem sido muito fácil. E neste momento, mais do que nunca, entendemos a importância da escola na vida das crianças. E entendemos o papel fundamental de um professor na formação de uma criança.
Muitos pais tem relatado a dificuldade que sentem nos momentos em que precisam estudar com os filhos. Não é como fazer a lição de casa. Agora os pais precisam ensinar os conteúdos que até então eram os professores que repassavam. E então, vemos mães e pais sem didática nenhuma, sem paciência, com boa vontade mas sem saber como conseguir fazer a criança sentir interesse pelo conteúdo da escola.
E vejo que os pais não devem se culpar por não conseguirem assumir o papel do professor. Eles precisam entender que são pais tentando fazer algo que não faziam antes.
Professores tem didática para ensinar e para repassar o conteúdo de formas diferentes. Sim, muitas vezes a criança não entende de uma forma A e o professor possui a B e a C.
E só passando por uma quarentena conseguimos ver como um professor consegue cuidar tão bem de uma parte tão fundamental na vida dos nossos filhos. Eles passam conhecimento. E mães e pais tem percebido que não é só abrir uma apostila e ler o conteúdo. É preciso estudo, dedicação e muita paciência.
Todos os dias recebo áudios frisando “como esses professores conseguem ficar com 30, 40 alunos em sala de aula”?, “como os professores fazem essa criançada aprender”? “os professores deveriam receber muito mais pelo trabalho que fazem”!
Sim, professores deveriam ser bem remunerados. Deveriam ser reconhecidos pelo trabalho que fazem com cada criança. Ensinar não é algo simples. É um trabalho complexo que exige muita qualificação por parte dos professores.
E eles podem ser reconhecidos, basta a gente dar valor ao trabalho deles e sempre lembrar de agradecer a dedicação e carinho com que tratam nossos filhos!
Obrigada queridos professores dos meus filhos!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…