A prioridade no atendimento de autistas sempre foi uma bandeira a ser lutada por todas as pessoas no espectro. Quem nunca passou por constrangimentos de ouvir:
– Você não tem cara de autista.
– Você não tem cara de deficiente.
No dia 6 de novembro de 2019, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o PL 57/2019 (projeto de lei) que estabelece prioridade no atendimento a pessoas com transtorno de espectro autista. De acordo com este projeto de lei será modifica a legislação para inclusão pessoas autistas no rol daqueles que tem direito a atendimento prioritário.
Até aqui não se vê mudança alguma, visto que a lei Berenice Viana diz exatamente a mesma coisa. Ou seja, na citada lei está escrito que para fins legais, autistas são considerados PCDs, ou seja, tem o mesmo direito que um cadeirante, por exemplo. Enfim a prioridade no atendimento de autistas já está na lei.
O projeto de lei 57/2019 avança em outros termos. Acima de tudo ele estabelece que o símbolo mundial do autismo seja incluído nas placas de atendimento prioritário. Certamente é um grande avanço. O autismo ainda não é representado graficamente nas placas do país. Isto leva a muita desinformação e preconceito do povo.
“O sinal da fita colorida tem uma função educativa para o público e dá segurança para o autista. O mérito é ainda maior se considerarmos que essa medida poupará constrangimentos indevidos a estas pessoas que, geralmente, já enfrentam barreiras nas interações sociais”.
Com o símbolo do autismo exposto nas placas de prioridade, estará bem representado que as pessoas com a síndrome tem realmente a prioridade. Enfim sem precisar se explicar para ninguém.
Este projeto de lei ainda tem que ser aprovado no plenário da câmara.
O projeto foi aprovado e agora o atendimento prioritário a autistas é lei!
Leia sobre os Sinais de Autismo em Crianças e em Adultos. Você sabe quais são?
Veja mais no nosso canal do YouTube!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…