Vida de Pai

Pai Não é Enfeite – É Peça Principal

A Kely foi viajar para o lançamento da Liga Materna no Rio de Janeiro e eu fiquei sozinho com as crianças. Foi um final de semana de muitas descobertas e aventuras!

Aqui em casa temos a política de que pai e mãe exercem as mesmas funções com relação aos filhos! Eu não sou um adorno ou uma peça decorativa na vida dos meus filhos. Sempre fiz as mesmas tarefas que a Kely. Não é por eu ser homem que vou deixar de trocar uma fralda, dar banho nas crianças, fazer almoço, levar para a escola, ir nas reuniões escolares e todo o resto que diz respeito a educação, criação e bem estar dos meus filhos.

Mesmo dividindo as tarefas, sempre tem alguma coisa que as crianças preferem a mamãe ou o papai. E o grande desafio de ficar sozinho com meus dois filhos é justamente fazer com que elas não sintam tanta saudade da mamãe.

Por exemplo, eles adoram ir na feirinha toda quarta feira comigo e preferem a mamãe para levar ao teatro. Eles gostam de brincar de esconde esconde comigo e preferem brincar de fazer show com a mamãe. E sim, eles preferem que a mamãe faça eles dormirem! E foi justamente a hora de dormir que me deixou mais receoso. Será que vai ser aquela choradeira? Será que Samuel vai querer segurar o cabelo da mãe e Raquel a mão para ter maior segurança na hora de dormir?

Raquel chorou bastante e resolvi dar uma roupa da mãe para ela sentir um cheirinho da Kely e ficar mais calma. E não é que funcionou? Ela foi se acalmando e dormiu vestida com uma camiseta da mãe. Samuel pediu o cabelo e em dois minutos puxando o meu cabelo adormeceu.

Leia Meus Filhos São Meus Grandes Professores

Passar o dia todo sozinho com duas crianças me fez ver como é importante a gente realmente dividir as tarefas. Cuidar de tudo sozinho cansa! Quem tem filhos pequenos sabe, as tarefas nunca acabam. É uma função atrás da outra. São idades diferentes com necessidades diferentes!

Raquel não gosta de comer isso. Samuel não pode comer aquilo. E lá fui eu, cozinhar! Fiz sopa que agrada aos dois. Resolvi fazer uns ovos. E eu devia estar tão atordoado com as tarefas que acabei jogando o palito de fósforos dentro da caixa de ovos de papel e a guardei na geladeira. Horas depois Raquel sente um cheiro de fumaça saindo da geladeira e me chama. Adivinhem? A caixa de ovos estava pegando fogo e já tinha queimado uma das prateleiras da geladeira. Foi uma correria para apagar o fogo, manter as crianças longe e limpar toda a bagunça.

Estar sozinho com duas crianças pequenas não é mole não! Fico pensando como deve ser a vida de tantas mulheres que são mães solteiras e não contam om a mínima ajuda dos pais das crianças. Fico me colocando no lugar das mães que tem o marido ao lado, mas que os mesmos não fazem nenhuma tarefa da casa ou relacionadas aos filhos.

Fico pensando que mesmo dividindo tarefas com a minha esposa, ela faz um monte de coisas que eu nem imaginava. Por exemplo: ficar combinando a roupa certa das crianças. Ter na cabeça o horário certo de cada medicamento, saber exatamente onde ficam os laços de cabelo e Deus do Céu, saber arrumar os cabelos de uma menina toda vaidosa. (nessa parte dos cabelos, a minha irmã estava por aqui e me ajudou)

Passar um final de semana sozinho com meus filhos serviu para eu perceber o quanto cada um de nós: Mãe e Pai é fundamental dentro da ordem da família. Aprendi a conhecer melhor meus filhos e a vida da minha esposa quando ela fica sozinha com as crianças.

Ser pai é estar presente sempre, é dividir tarefas e ser capaz de entender que os filhos precisam de você tanto quanto precisam da figura da mãe!

Escrito por Jardel Tomaschitz – Truques de Pai

Leia tambem:

Você Vai Ter um Bebê? 10 Coisas Que Você Precisa Saber

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

4 dias ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

4 dias ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

3 semanas ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

11 meses ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

12 meses ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

1 ano ago