Ao longo do ano de 2018, nossos filhos Raquel e Samuel, cursaram as aulas de inglês para crianças da The Kids Club. E depois de vários meses de aula vou dar meu parecer sobre o processo e o que achei do resultado do curso.
O grande motivo que nos levou como pais, buscar aulas de inglês para eles ainda pequenos, é o fato da fase em que eles estão ser a mais propícia a novos conhecimentos. Eles vivem ainda a fase da espontaneidade em que aprender é uma grande brincadeira. A assimilação através de jogos lúdicos e brincadeiras é muito mais rápida e divertida.
Nestes meses todos, acompanhei um salto no aprendizado deles gigantesco. Aos poucos eles foram ficando familiarizados com os sons e as palavras. Em nenhum momento notei eles com vergonha de pronunciar alguma palavra ou cantar alguma música.
Algumas vezes falei alguma palavra em inglês e Raquel me perguntou “que palavra você quis dizer mãe?”. Na verdade eu pronunciava errado e ela então me dizia “Ah, você quis dizer isso ou aquilo”?
O mais bacana das aulas da The kids Club é que as aulas, mesmo na turminha do Samuel, são totalmente faladas em inglês. As professoras sempre contextualizam de forma que eles entendam e interajam com elas nas aulas.
Outro dia, enquanto a gente esperava Raquel terminar sua aula, fui ler um livro dos Três Porquinhos para Samuel. Eu falei “Era uma vez os Três Porquinhos” e ele me disse na frente de outras pessoas: “Não, é Three Little Piggies”.
No dia da apresentação de encerramento do ano, Samuel cantava mega alto na apresentação. Depois eu disse para ele “Nossa filho, você estava gritando na apresentação” e ele me respondeu “Não mãe, a teacher pediu para cantar bem alto”!. E ele cantou e falou sem medo de estar errando. Sem medo de pronunciar errado e passar vergonha.
O ano foi cheio de aprendizados e de trocas muito ricas no curso de inglês. Aprender inglês fora da escola, ajudou os pequenos a formarem novas amizades e a expandir ainda mais seu contato com a língua inglesa.
Como mãe, sei que os resultados serão colhidos com o passar dos anos. Aprender um novo idioma é como aprender a falar a nossa língua materna. Leva tempo e vai sendo construída no dia a dia. O mais importante é que a criança se sinta feliz e segura no local em que está aprendendo e que não sofra nenhum tipo de pressão para sair falando logo o novo idioma. O processo precisa respeitar o tempo da criança e ser encarado com naturalidade.
Fechamos nosso balanço do ano muito satisfeitos e felizes com o começo desse longo processo!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…