Categories: Mamãe

Não seja um Padrinho Ostentação / Não seja uma Madrinha Ostentação

Olá, quem escreve este texto é o marido da Kely, do site Truques de Pai. Quero contar um relato sobre o que acho que é ser padrinho e minha relação com os meus, como foi. Espero que gostem.

Estes dias estava conversando com um colega do trabalho e ele, contente, me contou que pela quinta vez tinha sido convidado para ser padrinho de uma criança. Ou seja, já tinha quatro afilhados e tinha aceitado convite para ser padrinho pela quinta vez. Perguntei, de sopetão, como ele fazia para dar atenção para todas estas crianças. Ele me respondeu que era fácil. Uma ou duas vezes por ano visitava as famílias e ficava alguns minutos com a criança. Disse que não precisava mais do que isso. Será mesmo? Já volto nesta história.

Vamos voltar 30 anos no passado e contar a história dos meus padrinhos de batismo. Eram vizinhos dos meus pais na época. E quando eu era bebê, eles se mudaram. Desde então eles NUNCA me procuraram. Não telefonaram, não mandaram carta, não entraram mais em contato. Como eu gostaria de ter recebido ao menos uma ligação nos meus aniversários… Dizendo que moravam longe, mas não tinham esquecido de mim… Enfim… já foi…

O que é ser padrinho/madrinha?

Segundo a tradição católica, os padrinhos devem atuar como substitutos dos pais. Ou seja, na falta dos pais, as crianças não ficariam perdidas. Teriam os padrinhos como referência. Alguém escolhido a dedo pelos pais, e não alguém apenas parente de sangue, que poderia não dar a mínima para as crianças.

Indo para a literatura, quem aqui leu ou viu os filmes do Harry Potter? A história fala que os pais dele morreram quando Harry era um bebê. Ele foi morar com os tios que não gostavam dele. Alguns anos depois ele descobriu que tinha um padrinho, e este passou a ser seu melhor amigo adulto. E em certos momentos Harry sentia que ele era como se fosse seu pai… Mais uma vez ponto para o padrinho.

Curiosidade: Em inglês, padrinho se chama godFather. Se traduzir literalmente, seria o “pai que Deus te deu”. Ou seja, é um tipo de pai de qualquer forma. Ah sim, godFather também é o nome em inglês do filme “O poderoso Chefão” 🙂

Eu já rejeitei convite para ser padrinho

Vou te dizer, não é fácil. Foi uma das coisas mais difíceis que tive que fazer. Era um conhecido do bairro, eu não tinha tanto contato com ele assim. E eu estava de mudança para outra cidade, sabia que não poderia ajudar a cuidar da criança tão bem quanto eu deveria.

E eu com certeza não queria repetir os mesmos erros que meus padrinhos cometeram. Sei que as vezes pode parecer boçal, mas a sinceridade nem sempre é fácil. Nestas horas é melhor pensar na criança e na melhor solução para ela. O que fariam no meu lugar?

Sei que este conhecido achou outra pessoa e que a criança adora este padrinho. Fico feliz com isso. Acredito que fiz o correto. Mesmo, repito, que foi uma das coisas mais difíceis de se fazer.

Não seja um Padrinho Ostentação / Não seja uma Madrinha Ostentação

Voltando a história do começo do artigo, sinto que meu colega de trabalho é um destes que chamo de padrinho ostentação. Ele não sabe quase nada da vida das crianças que são seus afilhados. Conheço uma das crianças. Sei que os pais tem dificuldade com ela, não dorme bem a noite e os pais andam uns zumbis. Será que o “padrinho” não deveria ter uma atitude descente e ficar com a criança por algumas horas para os pais poderem descansar? Será que o “padrinho” não deveria estar mais presente para assim criar um vínculo com a criança?

Ser padrinho para tirar fotos e postar no facebook é fácil. Infelizmente encontramos muitos destes por ai. Eu acho que é um grande desrespeito com os pais, que em certo momento escolheram aquele pessoa como co-responsável para cuidar do seu tesouro maior. Tem presente maior que isso? Tem responsabilidade maior do que isso? E principalmente acho falta de respeito com a criança, que vai crescer sem tem este vínculo com alguém que deveria ser importante para sua vida.

Portanto, amigos, antes de aceitar convites para serem padrinhos ou madrinhas de alguma criança, pensem bem a respeito do que vem com tudo isso e de toda a responsabilidade que vão ter daqui para a frente. Não sejam mais um padrinho ostentação / madrinha ostentação.

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago