Muita gente grande tem uma mania feia – colocar a culpa por suas frustrações, nas crianças!
O mundo está cheio de pais que tem um dia cheio no trabalho e chegam em casa e descontam sua impaciência em cima dos filhos. Várias pessoas que não sabem lidar com suas tristezas e explodem com seus filhos. Gente que adora justificar seus erros colocando a culpa nas crianças.
Outro dia estava na fila de uma lanchonete e ouvi a mulher dizer brava para a criança “Ah, você só atrapalha a minha vida! Você não faz nada do jeito que eu quero”!
Eu não sei exatamente se a mulher era mãe da criança. Mas senti aquelas palavras cortarem meu coração.
Infelizmente muitas mulheres e homens acabam se frustrando com os papéis de mãe e pai e por vezes não sabem lidar com esse sentimento. Não é raro você ouvir comentários como “Não consegui fazer tal coisa por causa do meu filho”ou “Queria tanto ter sido tal coisa mas desisti por causa dos meus filhos”.
Claro que quando temos um filho acabamos fazendo diversas escolhas. Escolhemos o que é prioritário em nossas vidas. E para grande parte das pessoas que assume a maternidade ou paternidade, o bem estar de um filho vem em primeiro lugar.
Precisamos ter consciência que a criança não tem culpa do fato de que vamos ter que abrir mão de algumas coisas ou deixar para fazer mais para frente. Filhos foram escolhas da pessoa e não podem ser responsabilizados pelas frustrações dos pais. Não podemos colocar a culpa neles por algo que não deu certo em nossas vidas.
Falando em frustrações, muitos pais acabam querendo que os filhos realizem os sonhos que eles deixaram para trás. Muitos pais que querem que a criança faça algo que eles idealizam como sendo o ideal para eles. E nessa história, esperam demais dos filhos. E as crianças quando não atingem a perfeição ou são os modelos que os pais desejavam, acabam sendo criticadas pelos adultos.
Os filhos não merecem carregar em seus ombros as expectativas dos pais. Muito menos devem levar a culpa por algo que não deu certo na vida dos seus responsáveis. Pais precisam entender que as crianças são frutos das suas escolhas e devem ser amadas, protegidas e nunca colocadas na posição de culpadas pelo que não deu certo na vida dos adultos.
Se você está triste, com raiva, desiludido com o mundo, saiba que seus filhos, são a parte boa da sua vida e não a causa das suas frustrações.
Não Faça promessas Para Uma Criança
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…