Desenvolvimento

Mamãe, meninas precisam usar rosa?

Hoje eu separei a roupa para Raquel vestir. Eu estava toda empolgada e acabei pegando todas as peças no rosa. Achei que minha pequena princesa iria amar vestir rosa! Afinal, toda as meninas amam o rosa, não é?

E eu levei uma grande surpresa com a reação da pequena. Raquel quando viu a roupa ficou super brava “Eu não quero roupa rosa”. Tentei explicar que ficaria bonito, que ela iria toda rosinha para a escola. E a minha filha de apenas 4 anos me mostrou que a vida de uma menina não é rosa e sim colorida!

Ela me disse “Mãe, eu quero roupas coloridas, eu quero escolher a minha roupa mãe”.

Na pressa para sair para o trabalho eu peguei outra roupa qualquer de outra cor e disse que ela poderia escolher entre a calça colorida e a rosa. Ela escolheu a outra cor e sem perguntar mais nada acabei de vestir ela com as blusas e jaquetas rosas mesmo. Saímos para a rotina do dia e não dei muita importância para o pedido da minha filha.

Mas depois fiquei pensando em algo que eu realmente acredito. A vida de uma menina não precisa ser rodeada de coisas rosas. Não precisa ter só brinquedo feito especialmente para formatar as mulheres no futuro. Sim, meninas podem vestir azul, vermelho, lilás e rosa se assim desejarem. Mas nós mães não precisamos dar a elas apenas a opção do rosa. Não precisamos comprar apenas bonecas ou brinquedos que teoricamente foram feitos apenas para meninas.

Cabe a nós mostrar que realmente o mundo de uma menina vai muito além das bonecas e do cor de rosa.

Nós tratamos nossas filhas como princesas. Mas nossas filhas podem também ser heroínas. Elas podem salvar o mundo e não apenas esperar o cavalo branco com um príncipe.

É desde pequenas que iremos orientar as escolhas das nossas filhas. Dar opções para que elas entendam que podem desbravar o mundo e que tem a opção de brincar do que quiserem e se vestir não apenas como princesas sempre impecáveis. Precisamos encorajar nossas filhas! Dar opções! Não rotular elas dentro de parâmetros tão fechados.

Parece algo sem muita importância dar tanta ênfase para a roupa rosa, mas entendi com as frases da minha querida filha que de certa forma ela não é apenas uma menina que só usa rosa. Ela me disse no seu desabafo que ela quer conhecer e usufruir de todas as cores do mundo.

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

5 dias ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

5 dias ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

3 semanas ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

11 meses ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

1 ano ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

1 ano ago