Categories: Mamãe

10 Dicas Para Escolher a Melhor Escola Para o Seu Filho

Chega o momento em que temos que escolher a escola ou creche para nossos pequenos! Optar pela melhor escola nem sempre é uma ciência exata.

Meus filhos precisaram ir para a escola muito novinhos. Raquel tinha cerca de 10 meses e Samuel 1 ano. Para chegar até a “melhor escolha” foram meses de busca para achar um local em que eu soubesse que meus filhos seriam bem tratados e teriam o melhor direcionamento de aprendizado possível.

Vou compartilhar com vocês os critérios que eu e meu marido usamos para escolher a melhor escola para nossos filhos.

Dicas Para Escolher a Melhor Escola Para Seu Filho

1 – Número de Alunos x número de professores – Eu como qualquer outra mãe, quer que seu filho receba atenção adequada. Queremos que a escola cuide dos nossos filhos da melhor forma possível, como se fosse a gente cuidando. Para que um bebê ou criança pequena seja bem supervisionada, a escola vai precisar contar com um número de funcionários adequados. No caso o ideal é que seja 1 profissional para no máximo 4 crianças. Assim quem está cuidando dos pequenos consegue dar uma maior atenção para eles.

2 – Área verde – Eu queria muito que meus filhos tivessem um espaço verde dentro da escola. Um lugar para correr, brincar e ter contato com a natureza. A escolinha que eles estudam conta com um bosque bem bacana, cheio de árvores com frutas, caixa de areia, horta e um parquinho ao ar livre.

3 – Salas amplas e arejadas – Quem me acompanha sabe do perrengue que passamos com a Raquel. (Ela teve meningite) e então depois disso passei a observar se as escolas ofereciam salas amplas e bem arejadas. Isso não vai impedir que os filhos fiquem doentes, mas vai ajudar que o ar circule e assim as crianças tenham menos contato com vírus e bactérias.

4 – Escola transparente – Outro dia na reunião de pais a diretora da nossa escola usou essa frase “somos uma escola transparente”. E isso é fundamental! Perceba se a escola que você busca para seu filho tem sempre as portas abertas para você. Se vai te receber bem se você aparecer de surpresa, mostrar a escola sem você marcar horário. Essa abertura entre escola e pais e fundamental para que você se sinta mais segura. Saber que a escola não irá esconder nada de você fortalece os laços entre pais e aqueles que vão cuidar do seu querido filho.

5 – Alimentação – Nós sempre buscamos dar uma alimentação bem equilibrada para os nossos filhos. Peça para ver o local onde os alimentos são preparados,conheça o cardápio e veja como é o tratamento dado para as crianças que possuem alguma restrição alimentar.

6 – Valor – Não posso negar que um dos fatores que mais interferiu na nossa decisão foi o valor da escola. Aqui em Curitiba conseguir uma creche pública para os pequenos é bem difícil. A maior parte dos pais depende de uma escola particular. E a gente consegue encontrar escolas de todos os valores – da mais barata à inacreditavelmente cara! Nosso orçamento é um pouco restrito, já que são dois filhos. O jeito, é ver o melhor custo benefício dentro das nossas possibilidades.

 

7 – Ideologia da escola – Veja o que você como pai mais preza na educação e formação do seu filho. Eu ainda dou muita importância para escolas que deixam as crianças brincarem. Acho que o tempo de ser criança é tão curto que dou muito valor à escola que além de se preocupar em repassar conhecimento pedagógico se preocupa com a parte lúdica da formação das crianças.

8 – Localização – Eu dei prioridades para visitar escolas que ficassem perto do nosso trabalho. Como nossos filhos precisam ficar em tempo integral na escola, eu queria aproveitar o tempo de deslocamento perto dos meus filhos. Outro motivo para escolher uma escola que ficasse perto de nós é a questão dos casos de emergência. Algumas vezes fomos chamados durante o dia quando os pequenos não estavam passando muito bem.

9 – Período de funcionamento – Eu e meu marido não temos pessoas que possam ficar com nossos filhos durante as férias escolares deles. Nem sempre conseguimos pegar férias junto com as crianças e isso acaba interferindo muito na escolha da escola ideal. Para nós, quanto mais tempo a escola ficar aberta, melhor. Existem escolas que acabam tendo mais de 2 meses de férias e isso acaba sendo um problema para pais como nós, que não podem contar com um apoio para cobrir as férias dos pequenos.

10 – Infraestrutura – O local precisa oferecer boas condições de higiene, segurança e espaço físico adequado para o número de alunos que possui.

Espero que as dicas ajudem vocês neste momento tão importante para as crianças e para toda a família. Tem mais alguma dica? Conta para nós!

Leia também – Meu Filho Não Pode Frequentar a Escola

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago