Chega o momento em que temos que escolher a escola ou creche para nossos pequenos! Optar pela melhor escola nem sempre é uma ciência exata.
Meus filhos precisaram ir para a escola muito novinhos. Raquel tinha cerca de 10 meses e Samuel 1 ano. Para chegar até a “melhor escolha” foram meses de busca para achar um local em que eu soubesse que meus filhos seriam bem tratados e teriam o melhor direcionamento de aprendizado possível.
Vou compartilhar com vocês os critérios que eu e meu marido usamos para escolher a melhor escola para nossos filhos.
1 – Número de Alunos x número de professores – Eu como qualquer outra mãe, quer que seu filho receba atenção adequada. Queremos que a escola cuide dos nossos filhos da melhor forma possível, como se fosse a gente cuidando. Para que um bebê ou criança pequena seja bem supervisionada, a escola vai precisar contar com um número de funcionários adequados. No caso o ideal é que seja 1 profissional para no máximo 4 crianças. Assim quem está cuidando dos pequenos consegue dar uma maior atenção para eles.
2 – Área verde – Eu queria muito que meus filhos tivessem um espaço verde dentro da escola. Um lugar para correr, brincar e ter contato com a natureza. A escolinha que eles estudam conta com um bosque bem bacana, cheio de árvores com frutas, caixa de areia, horta e um parquinho ao ar livre.
3 – Salas amplas e arejadas – Quem me acompanha sabe do perrengue que passamos com a Raquel. (Ela teve meningite) e então depois disso passei a observar se as escolas ofereciam salas amplas e bem arejadas. Isso não vai impedir que os filhos fiquem doentes, mas vai ajudar que o ar circule e assim as crianças tenham menos contato com vírus e bactérias.
4 – Escola transparente – Outro dia na reunião de pais a diretora da nossa escola usou essa frase “somos uma escola transparente”. E isso é fundamental! Perceba se a escola que você busca para seu filho tem sempre as portas abertas para você. Se vai te receber bem se você aparecer de surpresa, mostrar a escola sem você marcar horário. Essa abertura entre escola e pais e fundamental para que você se sinta mais segura. Saber que a escola não irá esconder nada de você fortalece os laços entre pais e aqueles que vão cuidar do seu querido filho.
5 – Alimentação – Nós sempre buscamos dar uma alimentação bem equilibrada para os nossos filhos. Peça para ver o local onde os alimentos são preparados,conheça o cardápio e veja como é o tratamento dado para as crianças que possuem alguma restrição alimentar.
6 – Valor – Não posso negar que um dos fatores que mais interferiu na nossa decisão foi o valor da escola. Aqui em Curitiba conseguir uma creche pública para os pequenos é bem difícil. A maior parte dos pais depende de uma escola particular. E a gente consegue encontrar escolas de todos os valores – da mais barata à inacreditavelmente cara! Nosso orçamento é um pouco restrito, já que são dois filhos. O jeito, é ver o melhor custo benefício dentro das nossas possibilidades.
7 – Ideologia da escola – Veja o que você como pai mais preza na educação e formação do seu filho. Eu ainda dou muita importância para escolas que deixam as crianças brincarem. Acho que o tempo de ser criança é tão curto que dou muito valor à escola que além de se preocupar em repassar conhecimento pedagógico se preocupa com a parte lúdica da formação das crianças.
8 – Localização – Eu dei prioridades para visitar escolas que ficassem perto do nosso trabalho. Como nossos filhos precisam ficar em tempo integral na escola, eu queria aproveitar o tempo de deslocamento perto dos meus filhos. Outro motivo para escolher uma escola que ficasse perto de nós é a questão dos casos de emergência. Algumas vezes fomos chamados durante o dia quando os pequenos não estavam passando muito bem.
9 – Período de funcionamento – Eu e meu marido não temos pessoas que possam ficar com nossos filhos durante as férias escolares deles. Nem sempre conseguimos pegar férias junto com as crianças e isso acaba interferindo muito na escolha da escola ideal. Para nós, quanto mais tempo a escola ficar aberta, melhor. Existem escolas que acabam tendo mais de 2 meses de férias e isso acaba sendo um problema para pais como nós, que não podem contar com um apoio para cobrir as férias dos pequenos.
10 – Infraestrutura – O local precisa oferecer boas condições de higiene, segurança e espaço físico adequado para o número de alunos que possui.
Espero que as dicas ajudem vocês neste momento tão importante para as crianças e para toda a família. Tem mais alguma dica? Conta para nós!
Leia também – Meu Filho Não Pode Frequentar a Escola
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…