Hoje o dia foi um caos! Hoje a maternidade me mostrou que nem sempre a gente sabe como agir!
Sim, a rotina aqui de casa é meio frenética. Acordo cedo, me arrumo, verifico malas, faço mamadeiras, e vou vestir as crianças para irem para a escola. Só que tem dias que tudo começa meio virado e você se pergunta se não deveria ter ficado mais tempo na cama.
As crianças não querem acordar. São despertadas comigo trocando a roupa delas. O dia já começa meio que de mal humor. Uma não quer isso, outra não quer aquilo… e você vai exercendo a sua auto paciência. Começa a contar até 10 logo pela manhã. Depois de um tempinho, você consegue colocar todo mundo no carro e vai para o trabalho.
E na hora de descer do carro é uma choradeira. Um não quer entrar e empaca. Você conversa, dá beijo e nada! Então, pega no colo e entrega para a professora e se segura para não ficar com ele no colo o dia todo. (Sim, eu tenho vontade de voltar para casa e ficar o dia todo com eles). Mas neste momento você percebe que já está atrasada. Dá um beijo, vira as costas e sai correndo para o trabalho.
O dia na empresa passa voando e você percebe que não deu conta de algo que tem que ser entregue para ontem. E então eu decidi levar tarefas para casa!
Não traga trabalho para fazer em casa!
Aproveite o tempo em casa para ficar com seus filhos. Sim, trouxe trabalho hoje e me arrependi até o último fio de cabelo.
O que eu tinha que terminar era algo aparentemente fácil. Era o que eu pensava. Sentei para fazer o trabalho e logo as crianças começaram a me chamar. Eu respondi mas continuei concentrada no que eu estava tentando fazer. E o que era fácil foi ficando complicado e eu fui ficando irritada!
As crianças continuaram chamando. Do nada estavam gritando pelo meu nome. Uma, duas, dez vezes. E então, eu que deveria estar curtindo o tempo junto com elas, acabei explodindo e gritando também.
Levantei de onde eu estava e fui já brava ver o que elas queriam. Minha filha já estava chorando, assustada com o grito que eu dei, e quando cheguei perto ela me disse:
“mãe, por que você tá assim hoje”?
E eu ainda irritada insisti em saber o que ela queria comigo de tão urgente e então ela me respondeu apontando uma foto.
Ela havia recortado um coração e colado minha foto dentro e deixou grudada no guarda roupas dela para ela não sentir saudades de mim quando eu estiver viajando!
Sim, foi um soco no meu estômago! Me senti a pior mãe do mundo. Me culpei por ter erguido o tom de voz.
Me arrependi por ter levado trabalho para casa!
Simplesmente voltei e desliguei o computador. Meu marido quis me ajudar com o trabalho e eu recusei a oferta dizendo que o pouco tempo que temos para ficar juntos é para aproveitar com coisas boas para todos!
Eu me senti no meio do caos. E eu não soube como lidar com tantas funções ao mesmo tempo. Eu simplesmente estava me sentindo cansada e irritada com algo “relativamente tedioso” e não soube controlar minhas emoções.
Não somos máquinas programadas que dão conta de tudo. Somos mães que também perdem o controle e ficam perdidas sem saber ao certo como lidar com suas emoções. Somos mães que tentam acertar sempre… e aprender com os erros também!
Leia também: Aproveite Para Brincar Com Seus Filhos Enquanto Eles Querem Brincar Com Você
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…