Mamãe

Perguntas que Toda Mãe de Primeira Viagem Pergunta (Parte 1)

Quando estamos grávidas, nossa cabeça já começa a ficar repleta de dúvidas. Ser mãe de primeira viagem é muitas vezes um desafio. Tudo é novidade. Tudo gira em torno de “será que estou sendo uma boa mãe? Será que estou no caminho certo?”

Adorei as perguntas e as respostas abaixo. É melhor pecar pelo excesso com perguntas bobas do que vir a se arrepender mais tarde.  Leia também A Culpa Que Toda Mãe Carrega

Por Heather Gowen Walsh via Parents.com

Antes do meu primeiro filho nascer, eu achei que estava pronta para qualquer novo desafio. Eu tinha lido todos os livros, procurado em sites, e obtido vários conselhos (alguns solicitados, a maioria não). Então Jack nasceu e começou a loucura. Acontece que quando você está totalmente privado de sono e jorrando leite materno, mesmo pequenos desafios pode jogá-la em um furacão. Eu me perguntava por que seu cocô é verde? Esterilizar a chupeta 20 vezes por dia é necessário? Eu estou dando muito colo? No entanto, ao invés de perguntar ao pediatra sobre o bem-estar de Jack, eu sorri, acenei e disse que tudo estava indo muito bem. Por quê? Imaginei que minhas preocupações eram demasiadamente triviais, muito óbvias, muito estúpidas. Só mais tarde vim a saber que muitas outras mães têm exatamente as mesmas perguntas. Eu gostaria de ter tido essas respostas, de médicos, quando eu precisava delas.

Eu preciso amamentar por um ano inteiro? Já se passaram seis meses, e eu já estou meio que farta disso. 

A Academia Americana de Pediatria recomenda a amamentação durante 12 meses, exclusivamente para os seis primeiros. “Mas uma mãe deve parar de amamentar se ela perceber que não está mais gostando, apesar de ter inúmeros benefícios”, diz Erica Brody, diretora de medicina pediátrica sobre amamentação da Icahn Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York. Por outro lado, não há necessidade de afastar seu filho assim que ele completar 1 ano, se prolongar a amamentação fazem ambos felizes.

Preciso esterilizar mamadeiras e chupetas depois de cada uso?

Em um mundo perfeito, sim. “Mas já que isso não é realista para muitos pais, recomendamos garrafas de lavagem com água e sabão após cada mamada, e esterilizá-los durante a noite,” afirma a pediatra Esther Krych, editora do Guia Clínico Mayo Para o Primeiro Ano do Seu Bebê. Isso mata as bactérias e vírus que os cuidadores podem passar para um bebê. Tenha em mente que frequente lavagem das mãos e uma boa higiene são tão importantes quanto a esterilização. Além disso, você nunca deve “limpar” a chupeta suja do seu filho, colocando-o em sua boca. “A boca do humano é a com mais germes no planeta, até mesmo pior do que um cão!” diz a Dra. Krych.

O que constitui a frase “dormir durante a noite,” e isto realmente vai acontecer?

Vai, porém você pode ter que esperar um pouco. Muitas crianças de 2 meses só podem dormir por cinco horas seguidas antes de acordar para se alimentar, de acordo com um estudo publicado na revista Pediatrics. Que se estende geralmente para oito a doze horas por 4 meses, observa o conselheiro da Parents, Jodi Mindell, Ph.D., diretor associado do Hospital Infantil Centro do Sono da Filadélfia. Mas ainda não se pode sincronizar com o que você considera “durante a noite”, uma vez que um sono grande do seu bebê pode ser das sete às três horas. “Os bebês não podem começar a dormir até a manhã até os 5 meses,” diz o Dr. Mindell.

“Minha mãe adotiva diz que eu vou estragar o meu bebé, segurando-o muito. É verdade?

Não. “Em termos evolutivos, os bebês são destinadas a serem segurados. É por isso que eles são tão fofinhos e irresistíveis” diz o Dr. Brody. Por mais não há problema em ter o seu bebê ligado a você (através de um envoltório ou um portador de bebê) durante o dia, a noite é uma história diferente. Bebês que estão acostumados a estarem no colo ou embalados para dormir têm dificuldade de agir de forma independente e temos que acalma-los para voltarem a dormir quando eles despertam durante a noite. Coloque seu filho no berço sonolento, mas acordado, de costas, e deixe-o aprender a fazer isso sozinho.

Meu filho não exatamente “dorme como um bebê.” Ele está “constantemente agitando os braços. Há algo errado?

Relaxe. Bebês gastam até metade do seu espasmos tempo de soneca, empurrando, fazendo barulhos de sucção, e agitando seus membros, diz o Dr. Mindell. Os especialistas acreditam que este sono ativo, é fundamental para o desenvolvimento do cérebro. Aos 6 meses, seu filho vai passar mais tempo em modo de sono tranquilo.

Leia também Solidão Materna

 

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago