Humor do Pai Desempenha um Papel Fundamental no Desenvolvimento da Criança

Os pais são os primeiros professores de seus filhos e, portanto, têm um papel extremamente importante no seu desenvolvimento.

Se você é um pai que trabalha em casa ou muitas horas fora dela, as interações que você tem com seus filhos são tão vitais como com seus primeiros professores.

No entanto, muitas vezes, o foco no desenvolvimento da criança está somente no papel da mãe.

Claro, sabemos que os pais têm um papel importante, mas muito do desenvolvimento da primeira infância parece se concentrar em interações mãe-criança.

Uma nova pesquisa feita na Universidade Estadual de Michigan agora está mostrando o quão vital o papel de um pai é no desenvolvimento da criança.

Pais, seu papel importa, e em algumas áreas do desenvolvimento seu papel pode até mesmo ter um impacto negativo, independentemente das ações positivas ou humor da mãe.

Sem pressão, ok?

Contanto, talvez esse seja um bom tipo de pressão. Às vezes, a compreensão do quão vital é o seu papel, é toda a motivação necessária para fazer escolhas positivas. Se você não está ciente do quanto importante seu papel é, pode ser mais difícil de ser motivado em determinadas áreas.

Como o Humor do Pai pode Afetar no Desenvolvimento da Criança de acordo com esta Pesquisa?

Os Estados Unidos oferece um programa conhecido como Early Head Start para ajudar algumas famílias a qualificarem seus filhos para a pré-escola e escola primária. Early Head Start está disponível apenas para algumas famílias  (por vezes com base na renda, localização ou um diagnóstico de saúdo do pai ou filho).

Pesquisadores do Estado de Michigan estudaram 730 famílias cadastradas no Early Head Start em 17 locais em todo o país. Eles queriam olhar para o impacto do estresse parental e as lutas de saúde mental (como a depressão), e qual o impacto que podem ter sobre o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

O que eles descobriram foi que o nível de estresse de um pai poderia impactar negativamente o desenvolvimento cognitivo e de linguagem de uma criança de 2 e 3 anos de idade.

Este resultado foi mesmo levando em consideração as interações da mãe com a criança. Um pai passando por um monte de estresse pode atrasar o desenvolvimento da criança. Este impacto foi ainda maior para os meninos do que meninas.

Os pesquisadores também descobriram que a saúde mental de um pai ou uma mãe tiveram efeitos significativos sobre o comportamento da sua criança. Saúde mental mal gerida impacta negativamente o comportamento de uma criança e foi ligada a problemas comportamentais.

Porém, a saúde mental de um pai, impacta o comportamento social de uma criança, tão tarde quanto na 5ª série! A saúde mental de um pai durante os anos de criança teve efeitos a longo prazo mais do que a saúde mental de uma mãe sobre o auto-controle de seu filho, cooperação e outras habilidades sociais à medida que envelhecem.

Como Pode um Pai ter Impacto Positivo no Desenvolvimento de Seus Filhos?

Esta pesquisa mostra o quão vital o papel de um pai é no desenvolvimento de seus filhos. Uma conexão clara foi encontrada entre os níveis de estresse e saúde mental um pai e o desenvolvimento de seus filhos.

Pais devem fazer um esforço para controlar o estresse , buscar apoio e se eles estiverem sofrendo de problemas de saúde mental, procurar tratamento.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan também disseram que é importante que os programas de intervenção precoce (como o Early Head Start) e as organizações/agências de apoio que trabalham com as famílias incluam os pais.

Se você está passando por um monte de estresse como um pai, é importante tentar e encontrar maneiras de gerenciar o estresse, por isso não influencia seus filhos. Coisas a considerar:

  • Estresse vai ocorrer – É irrealista esperar que nenhum estresse apareça. Ser pai é um grande negócio e, com isso pode vir um alto grau de estresse. Às vezes, reconhecer algo tão normal é metade da batalha em lidar com ele. Sabendo que o estresse é uma parte normal da parentalidade pode ser um alívio. No meio de um monte de estresse, ele pode sentir que talvez não esteja fadado para o fracasso, pois todos os pais experimentam algum estresse.
  • Encontrar uma rede de apoio – Talvez você esteja perto de ser pai. Se assim for, ter um momento para perguntar o que ajudou outras pessoas ao serem bons pais seja um ótimo apoio. Ou talvez você tem um avô, tio ou outro parente que você admira como uma figura paterna. Procurar outros pais que trabalham através da mesma fase da parentalidade que você. Se você não tem qualquer apoio local, a internet pode ser um lugar útil para encontrar apoio.
  • Esteja ciente do que seu estresse desencadeia – Algumas pessoas são capazes de identificar o que faz com que elas se sintam estressadas. Às vezes, a identificação de um gatilho pode ajudá-lo a eliminar ou reduzir a frequência de ter que lidar com isso. Outra vez que o gatilho não pode ser eliminado, mas estar consciente ajuda você a ser proativo sobre como trabalhar através do estresse. Se você achar que a falta de sono desencadeia isso, talvez pular aquele episódio extra da série de TV tarde da noite pode beneficiar todo o seu agregado familiar. Talvez um comportamento imprevisível de uma criança torne difícil para você lidar com eles. Leva tempo para aprender mais sobre idade, expectativas e maneiras que você pode interagir melhor com seus próprios filhos.
  • Procurar tratamento para quaisquer preocupações de saúde mental – Se você sabe que está sofrendo de depressão, ou você acha que poderia ser, chegue ao seu médico ou um profissional de saúde mental. Tratar a depressão pode naturalmente reduzir seus níveis de estresse e ajudá-lo a encontrar a motivação para ter interações mais positivas com os seus filhos. A depressão não é incomum entre os pais, e não há nenhuma razão para se sentir envergonhado com a necessidade de tratá-la. Se você tem uma enxaqueca, as chances são de que você chamaria o seu médico para alívio imediato. Depressão não é diferente, muitos tratamentos estão disponíveis.

Ser pai é um grande papel. No entanto, às vezes é fácil sentir-se como se o papel de mãe é mais importante. Enquanto as mães são extremamente importantes, a pesquisa está mostrando que o seu papel é vital também!

Via: http://www.bellybelly.com.au/men/dads-mood-a-key-role-in-child-development/

Comentários

Truques de Pai

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago