A câmera Amazon Ring está dando o que falar! Qual pai não quer saber o que os filhos estão fazendo, não é? Ainda mais se estão no trabalho. Câmeras que monitoram os filhos remotamente são a nova febre do momento. Porém tudo que envolve a internet pode ter riscos.
No início do mês um hacker invadiu o sistema da câmera Amazon Ring de uma casa no Mississippi (Estados Unidos) e assustou muito uma menina de apenas oito anos, chamada Alyssa.
Ashley LeMay, mãe da criança, disse à TV CNN que a câmera foi comprada em uma promoção na Black Friday Americana e havia sido instalada – acreditem – apenas quatro dias antes do incidente.
Inicialmente, a criança Alyssa pensou que a sua irmã estava tocando uma música no quarto delas, mas, na verdade já era o invasor que havia começado a reproduzir uma estranha música (pelo menos para a ocasião) chamada Tiptoe Through the Tulips na câmera Ring.
Intrigada, a garoto Alyssa entrou no quarto e, instantes depois, o hacker disse “olá”. Na sequência, a música voltou a ser reproduzida.
Momentos depois a música parou novamente e o invasor começou a insultar a menina. Alyssa perguntou “quem é?”. O hacker respondeu: “eu sou o seu melhor amigo”
O Hacker ainda não satisfeito em aterrorizar uma criança, continuou, dissendo: “você pode fazer o que quiser agora; você pode bagunçar o seu quarto, pode quebrar a TV, pode fazer o que quiser”.
Apavorada, a menina chamou por sua mãe (que não estava em casa) e novamente pergunta “quem é?”. O invasor disse repetidas vezes: “Papai Noel”.
Essa história poderia ter um final triste, de várias formas diferentes. Porém, felizmente não foi o que aconteceu.
A menina, assustada, saiu do quarto e procurou seu pai
O pai conversou com a mãe por telefone, perguntando se ela tinha mexido na câmera. Como a resposta foi negativa, souberam no momento que se tratava de uma invasão hacker. O pai desligou a câmera e toda a internet da casa e acionou a polícia.
Procurada pela família, a Ring respondeu que não encontrou sinais de invasão aos seus sistemas e deu a entender que o ataque aconteceu pelo uso de uma senha fraca — A mãe chegou a ser questionada pela empresa sobre não ter usado autenticação em dois fatores. Ou seja, jogaram a culpa na família.
A pior parte é que esse não foi um caso isolado. É crescente o número de relatos de famílias que passaram por situação semelhante. Dissem, inclusive que hackers desenvolveram um software específico para invasão de câmeras de segurança da Ring.
Em nota, a empresa reafirmou que seus sistemas não estão comprometidos, mas que estão investigando o problema. A empresa reforçou a recomendação de uso de senhas fortes e da autenticação em dois fatores pelos seus clientes.
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…