Desde semana passada minha filha não está passando muito bem. Começou a apresentar diarreia e três dias depois passou a ter quadros fortes de vômito.

Nos começo pensei que pudesse ser algo que ela tivesse ingerido e estivesse apenas passando mal do estômago. Quando começaram os vômitos vi que era hora de procurar um médico para investigar mais a fundo.

Quando chegamos ao hospital, a pequena estava muito faquinha devido ao fato de não conseguir segurar nada no estômago. A médica examinou e constatou que era uma gastroenterite viral. (famosa virose)

Segundo ela, não teria muito o que fazer a não ser esperar o ciclo do vírus se completar.  Receitou remédios para flora intestinal e para controlar o vômito.

As gastroenterites são bem comuns em crianças. Geralmente ela é transmitida pela saliva, intoxicação alimentar e pela falta de higiene. Crianças geralmente não lavam muito bem as mãos ao utilizar o banheiro e geralmente pegam em vários objetos, que acabam também levando à boca.

A gastroenterite é uma infecção e inflamação que atinge o tubo digestivo do estômago e do intestino. Pode ser causada por vírus, bactéria ou até mesmo parasitas. Segundo a pediatra a doença é altamente contagiosa e muito comum acontecer surtos entre as crianças no inverno.

O fato é que comecei a medicação na pequena na sexta e o quadro dela não melhorou. Hoje, segunda feira voltei ao pronto atendimento com receio da minha filha estar ficando desidratada.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

  • Diarreia
  • Enjoo
  • Dores de cabeça
  • Dores abdominais
  • Febre
  • Vômito
  • Cansaço
  • Desidratação

E confesso que fiquei super com medo de minha pequena estar ficando desidratada. Ela estava muito quietinha, sem vontade de fazer nada e reclamando de muito cansaço. Notei que ela estava com as mãos e pés bem gelados e com olheiras fundas. Chegando ao hospital, o atendimento dela foi priorizado, pois realmente estava super pálida.

Na consulta com outra pediatra, ela verificou que a pequena não estava desidratada e que os medicamentos não estavam sendo muito eficazes. Foi receitado uma injeção para controlar os enjoos e vômitos e recomendado o uso de muito soro.

Segundo a médica geralmente as pessoas melhoram entre 3 e 5 dias da gastroenterite. Mas, existem casos que podem durar até 15 dias para melhorar completamente.

Amanhã completamos 8 dias do processo infeccioso, torcendo para que ele vá embora o mais rápido possível.

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

4 dias ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

4 dias ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

3 semanas ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

11 meses ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

12 meses ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

1 ano ago