Desde semana passada minha filha não está passando muito bem. Começou a apresentar diarreia e três dias depois passou a ter quadros fortes de vômito.

Nos começo pensei que pudesse ser algo que ela tivesse ingerido e estivesse apenas passando mal do estômago. Quando começaram os vômitos vi que era hora de procurar um médico para investigar mais a fundo.

Quando chegamos ao hospital, a pequena estava muito faquinha devido ao fato de não conseguir segurar nada no estômago. A médica examinou e constatou que era uma gastroenterite viral. (famosa virose)

Segundo ela, não teria muito o que fazer a não ser esperar o ciclo do vírus se completar.  Receitou remédios para flora intestinal e para controlar o vômito.

As gastroenterites são bem comuns em crianças. Geralmente ela é transmitida pela saliva, intoxicação alimentar e pela falta de higiene. Crianças geralmente não lavam muito bem as mãos ao utilizar o banheiro e geralmente pegam em vários objetos, que acabam também levando à boca.

A gastroenterite é uma infecção e inflamação que atinge o tubo digestivo do estômago e do intestino. Pode ser causada por vírus, bactéria ou até mesmo parasitas. Segundo a pediatra a doença é altamente contagiosa e muito comum acontecer surtos entre as crianças no inverno.

O fato é que comecei a medicação na pequena na sexta e o quadro dela não melhorou. Hoje, segunda feira voltei ao pronto atendimento com receio da minha filha estar ficando desidratada.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

  • Diarreia
  • Enjoo
  • Dores de cabeça
  • Dores abdominais
  • Febre
  • Vômito
  • Cansaço
  • Desidratação

E confesso que fiquei super com medo de minha pequena estar ficando desidratada. Ela estava muito quietinha, sem vontade de fazer nada e reclamando de muito cansaço. Notei que ela estava com as mãos e pés bem gelados e com olheiras fundas. Chegando ao hospital, o atendimento dela foi priorizado, pois realmente estava super pálida.

Na consulta com outra pediatra, ela verificou que a pequena não estava desidratada e que os medicamentos não estavam sendo muito eficazes. Foi receitado uma injeção para controlar os enjoos e vômitos e recomendado o uso de muito soro.

Segundo a médica geralmente as pessoas melhoram entre 3 e 5 dias da gastroenterite. Mas, existem casos que podem durar até 15 dias para melhorar completamente.

Amanhã completamos 8 dias do processo infeccioso, torcendo para que ele vá embora o mais rápido possível.

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago