Mamãe

Como Tirar Fotos de Crianças – 5 Dicas para Fotografar Seu Filho

Olá mães queridas, como estão? Fazendo muitas fotos de seus filhos? Já escrevi aqui algumas dicas para fotografar seus filhos, mas achei que o assunto rendia um novo post, então resolvi juntar mais 5 dicas para quem quer fazer aquele registro do dia a dia dos pequenos:

1 – Preste atenção no enquadramento

Essa dica vem em duas partes. Primeiro, se o assunto principal da foto é seu filho, então garanta que ele apareça em boa parte da imagem. Não vá enquadrá-lo pequenininho, no meio de um parque, com um monte de gente ao redor, de forma que nem dê para reconhecer onde ele está na foto. Segundo, procure eliminar distrações que possam aparecer ao fundo. Vai tirar um retrato de seu filho no sofá da sua casa? Veja se não tem roupas jogadas, objetos espalhados atrás, que vão acabar aparecendo na imagem e desviando a atenção. Vai fotografar ao ar livre? Verifique se não tem um poste “saindo” da cabeça da criança, ou coisas do gênero.

2 – Congele a ação

Fotografar crianças geralmente envolve muito movimento, principalmente se você quiser registrá-las em atividades do dia a dia – correndo, brincando, etc. Nessas situações, é melhor utilizar uma velocidade mais alta em sua câmera, para congelar o movimento e não deixar a foto totalmente borrada. Se o seu modelo não permitir que se mexa nesse tipo de configuração, use o modo “esportes” (geralmente o ícone é uma pessoa correndo) e faça um teste.

3 – Tenha paciência

Nem sempre a criança está no clima para fotografar, e elas também se cansam rápido. Então, tente sentir o clima e não force a barra. Certa vez, fui fazer um ensaio gestante na casa da mãe, que já tinha um menino de 5 anos. Nas primeiras fotos, ele foi participativo, amoroso, bem presente, mas chegou um ponto em que cansou. Falei pra ele ir brincar com o que quisesse, enquanto eu fazia umas fotos só da mamãe. Uns 20 minutos depois, ele apareceu onde estávamos, pronto pra participar novamente. Quando a criança quiser “dar um tempo” das fotos, não a force a continuar, respeite o seu ritmo.

4 – Cumpra suas promessas

Essa é uma continuação da dica anterior. Quantas vezes não falamos pra criança que vamos tirar só mais uma foto, ou fotografarmos “só mais cinco minutinhos” e não cumprirmos o prometido? Isso as deixa frustradas, e da próxima vez que for fazer fotos, vai ficar achando que vai demorar muito mais do que falamos. Por isso, cumpra sempre as promessas com seus filhos (isso, aliás, vale pra tudo, não só pra fotografia). Você disse que vai fotografar só 15 minutos? Então cronometre o tempo. Você falou que depois das fotos iria brincar com ela? Então, realmente brinque, e não deixe para lá.

5 – Fotografe a criança em atividades que ela goste de fazer

Uma boa maneira de deixar a sessão de fotos com seu filho mais gostosa é registrar um atividade que ele adore fazer. Daí vale quase tudo: jogando bola, brincando com o cachorro, dançando, apresentando um teatrinho, lendo, comendo sorvete. Faça com que a fotografia seja uma parte da diversão, então não peça para parar o que está fazendo e posar para a foto. Deixe a atividade fluir normalmente.

Andrea Mayumi, fotógrafa

contato@ipecaramelo.com.br

http://www.ipecaramelo.com.br

Comentários

Colunistas

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago