Mãe sempre fica na dúvida: está fazendo demais ou de menos?
Uma das grandes preocupações que eu e meu marido temos diz respeito a saber se estamos mimando demais nossos filhos. Existe uma medida para saber?
Quando Raquel ainda era bebê, teve meningite e precisou ficar na UTI. Foi desenganada pelos médicos, mas por um milagre, ela resistiu.(leia aqui) Ficou linda e perfeita! Mas nós, pais saímos da situação um pouco fragilizados.
Vieram a nossa cabeça vários medos: E se acontecer novamente? Será que não fomos relapsos? Será que vamos deixar ela fazer tudo que uma criança faz? Será que devemos chamar tanto a atenção dela? Se ela foi um milagre não devemos pegar mais leve com a nossa pequena?
Lembro claramente de vários pediatras nos dizendo que realmente o que passamos é algo bem pesado para qualquer pai ou mãe… mas um deles foi bem categórico conosco “Não criem ela dentro de uma bolha”
E o que seria criar um filho imersos em uma bolha?
Na época eu não queria sair com Raquel para locais com aglomerações, não queria que ela dormisse longe de mim, não deixava ela tomar gelado, tomar vento… qualquer febre eu já entrava em pânico!
Como saber que nossos filhos vivem então dentro de uma bolha?
Na maioria das vezes mãe e pai querem proteger seus filhos de tudo, contra tudo! E aí você faz uma revolução na sua vida e na do seu filho para evitar que ele sofra! Tenta ao máximo deixar o mundo real longe da realidade da criança. Esse tipo de atitude que nós tomamos achando que estamos protegendo nossos queridos filhos, pode ser um tiro no pé!
E sabe o que é o pior? Acabamos prejudicando nossos queridos filhos com tanta proteção e zelo!
Não existem bolhas totalmente resistentes às pressões do mundo! Por mais fortes que o material delas seja, algo vai conseguir ultrapassar seu interior e sim, vai acabar atingindo em cheio nossos filhos.
Então, como podemos proteger nossos filhos do mundo?
De certa forma não podemos! Temos um limite de atitudes que podemos tomar para tornar a vida das nossas crianças mais segura, mas isso não garante 100% de segurança e muito menos que estaremos tornando nossos filhos pessoas felizes.
Precisamos tomar cuidado com os exageros. Deixar a criança brincar e sujar, não temer que os pequenos caiam, deixar eles terem contato com uma comida diferente ou vivenciar uma situação nova não significa que você passou a expor seus filhos ao mundo… é sinal de que você está apresentando seus filhos a situações que serão fundamentais na formação dessas crianças.
Precisamos mostrar o mundo aos pequenos. Ensinar que existem limites e que cada etapa tem seu tempo. Achar o meio termo é o que nos dá segurança para deixar nossos filhos voarem e conhecerem o mundo tendo a capacidade de lidar com os machucados e frustrações.
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…