Eu optei em ter mais de um filho. Conheço várias mães e pais que escolheram ter apenas o filho único. Não vejo problema nenhum em você querer apenas um filho. Mas na nossa sociedade, infelizmente sempre há quem coloque defeito nas escolhas alheias.
A lista da Amy Leibrock, filha única e que optou em ficar no filho único pode ajudar você a não falar alguma dessas frases. Acho que todas devem ser evitadas!
Por Amy Leibrock
Eu sou filha única e tenho uma filha único também, então passei a vida inteira ouvindo as tão chamadas “desvantagens” de ser sozinho. Embora haja várias pesquisas que digam que os filhos únicos têm a mesma probabilidade de ser feliz, saudável e bem ajustado que seus colegas com irmãos, os velhos estereótipos ainda continuam a existir.
Com as famílias com filhos únicos em ascensão, é hora de todos saberem o que os filhos únicos e os pais deles já sabem há algum tempo: Por mais que essas crianças possam crescer de forma diferente, eles são tão incríveis quanto.
Com isso em mente – e a ajuda de outros pais com filho único – montei esta lista com comentários que nos fazem estremecer.
1 – “Ele deve ser tão solitário.”
Primeiramente, há uma diferença entre estar sozinho e ser solitário. Posso dizer por experiência própria que os filhos únicos estão na verdade menos propensos a se sentir solitário, pois eles têm mais experiência em ficarem sozinhos. Estamos confortáveis em sair com nós mesmos. Dito isto, é importante garantir que filhos únicos tenham várias oportunidades para brincar com outras crianças, então se você está realmente preocupada com o menino livre de irmãos da sua rua, tenho certeza de que seus pais ficariam muito felizes em deixá-lo brincar com seus filhos.
2 – “Ele não terá ninguém para ajudá-lo quando você envelhecer.”
Embora isto possa ser tecnicamente verdade, não há nenhuma garantia de que uma família grande vá dividir também o trabalho de cuidar dos pais, de qualquer maneira. Todos nós já ouvimos falar de famílias em que um irmão se torna de fato o cuidador, ele querendo ou não. Esta é uma situação impossível de prever, por isso é apenas doloroso fazer uma pessoa se sentir culpada por causa disso.
3 – “Deve ser tão fácil ter só um filho.”
Bem…sim e não. Sim, os pais de filhos únicos não tem que separar lutas de irmãos, preencher formulários escolares triplicado, ou passar quase uma década trocando fraldas. Mas alguns de nós fizeram essa escolha porque sabemos que teríamos problemas para gerenciar uma família maior. Quando outros pais começam a reclamar sobre o stress de ter vários filhos, eu resisto ao impulso de lembrá-los que eles escolheram ter uma família maior.
4 – “Você não será um pai de verdade até ter mais de um filho.”
Vários pais me disseram que já tinham ouvido variações desta frase dolorosa, como se as mães de filho único “se encaixassem em algum lugar entre uma mãe e uma tia no espectro desafio e compromisso”, como um amigo descreveu. Podemos ter “apenas” um filho, mas temos a importante função de proteger e nutrir a vida dele e sentir todos os mesmos medos, preocupações e amor ilimitado que os outros pais sentem.
5 – “Você não quer que ele fique mimado, não é?”
Pais de filho único internalizaram esse estereótipo tão profundamente que a maioria de nós são hiper-vigilantes sobre não “estragar” os nossos filhos. Mesmo assim, é apenas um dado que mostra que a criança vai ganhar uma atenção mais focada de seus pais. Pesquisas mostram que este é um ponto positivo em termos de auto-estima, realização, e até mesmo inteligência. E eles ainda vivem mais tempo. É assim tão terrível?
6 – “Você é egoísta por não ter outro filho.”
Fiquei chocada ao descobrir que uma amiga minha ouviu isso de amigos e familiares depois de ter um filho sozinha aos 38 anos. É egoísta não quer correr o risco de complicações médicas, entrar em dificuldades financeiras, ou se sentir também muito velha para cuidar de crianças? Eu chamo isso de ser responsável com a criança que você tem.
7 – “Deve ser por isso que ele é tão tímido.”
Primeiramente, não há nada de errado nele ser tímido ou introvertido (mas isso é assunto para outro dia). O esteriótipo do filho único tímido, retraído é tão profundo que por muito tempo eu realmente acreditei que era por isso que eu era uma criança tímida. Então eu tive a minha filha. Ela sentava no colo de todo mundo, dizia “oi” para as pessoas quando passavam na calçada, e é a líder de todos os grupo que ela faz parte. Lição aprendida: introversão e extroversão não estão relacionados ao tamanho da família.
8 – “Ele não parece ser um filho único.”
Todas as crianças têm momentos egoístas e malcriados, mas os filhos únicos são mais rapidamente definidos por esses rótulos do que crianças de famílias grandes. Por outro lado, algumas pessoas vêem um filho único que realmente tem empatia e habilidades sociais como um unicórnio raro. A realidade é que todas as crianças estão em processo de adquirir essas habilidades e devem ser permitidos alguns erros à medida que crescem.
9 – “E se ele não tiver filhos e você nunca chegar a ser uma avó?”
Bem, sim, eu vou ficar um pouco desapontada se eu nunca experimentar ser uma avó, mas ter mais de um filho apenas para garantir que isso aconteça não parece ser a aposta mais inteligente. Muitas pessoas nunca tem filhos. Quero que o meu filho cresça para ser feliz com suas escolhas, não com a pressão para me fazer uma avó, por isso certifique-se de tornar claro para ele que ter filhos é uma escolha dele, não importa o que os outros digam.
10 – “Você está tendo outro?”
Variações incluem “Só um?” e “Você não quer um de cada?” Eu particularmente gosto deste sorrateiro dos avós: “Nossos amigos estão nos perguntando se você está tendo um outro bebê.” Deveríamos ir sem dizer nada, mas estas são questões muito pessoais. Algumas pessoas terão o prazer em responder que eles são “um feito e perfeito”, mas outros podem ter razões dolorosas por trás de seus problemas – dinheiro, problemas conjugais, problemas médicos. Eu gosto da resposta desta mãe: “Temos o que queríamos, por isso é melhor parar de tentar.”
11 – “Ele precisa de um irmão.”
Eu amo muito minha filha, mas eu tento não ceder a todos os seus caprichos, o que inclui a criação de um outro ser humano para ela brincar. Não tenho nada contra – fico feliz por (e com um pouco de inveja de) pessoas que têm laços profundos com seus irmãos. Mas não há nenhuma garantia de que os irmãos serão amigos. Você quer que eu mime-a ou algo assim?
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…