A “festa da galinha pintadinha” foi o tema que escolhemos para celebrar o aniversário de um ano do nosso bebê. Vou mostrar neste post as organizações e fotos de como ficou a decoração. Quem me conhece sabe que eu adoro organizar festas! Se a festa for dos meus pequenos então, pode ter certeza que vou passar meses pensando e idealizando tudo.
A festa de um aninho do Samuel (chamamos ele de EL) foi pensada para nossa antiga casa. A vantagem de se fazer uma festa em casa e que contou muito para nossa escolha, é a facilidade de cuidar das crianças e envolver elas na diversão desde o começo. Dá trabalho? Sim, bastante, mas com certeza é uma opção muito mais barata e divertida. Outra vantagem é que você não terá um horário restrito para a duração das festividades. Geralmente as festas acabam se estendendo mais quando estamos em casa.
A festa foi pensada para 40 convidados. Um número relativamente grande de pessoas, se pensarmos em uma festa em casa. Para que todo mundo coubesse confortavelmente em nossa casa, acabei fazendo uma revolução na estrutura do lugar. Também contei com a ajuda de uma pessoa de confiança no dia anterior e durante a festa que me ajudou com os cuidados das crianças e da festa. Na montagem da decoração também contei com a amiga e design Andréa Wormsbecher.
Vamos lá então. Vou contar passo a passo como organizei a festa da galinha pintadinha do nosso querido EL.
Pesquisei muitos locais de festa antes de optar pela nossa casa. Os buffets de festa infantil são também uma ótima pedida se você deseja algo prático sem muito trabalho. Eu confesso que achei todos os preços um pouco salgados. Como eu queria algumas coisas personalizadas, teria que desembolsar mais uma grana para isso, o que acabaria encarecendo demais a festa. Pensamos nos salões de festa de alguns parentes, mas aí teríamos que dividir nosso tempo e atenção entre dois locais. A nossa casa foi a escolha mais feliz que fizemos. Nossos pequenos foram completamente inseridos na produção de toda festa. Estavam no ambiente deles. Dormiram, descansaram quando tiveram vontade, andavam de um local para outro com total segurança. E foram curtindo cada uma das mudanças que fizemos no local especialmente para a data.
Acho que esse ponto é o mais chato de toda organização de um evento festivo. Não tem como você convidar todo mundo que você quer. Vai acabar tendo que selecionar bem seus convidados. Como fizemos em casa, tínhamos a questão de espaço que interferiu bastante na lista. Nosso limite foi 40 pessoas divididos entre parentes bem próximos (nossas famílias de tios e primos é gigantesca) e amigos que estiveram mais presentes desde o nascimento do pequeno.
Se seu filho não demonstra muito interesse por algum tema ainda, aproveite! É agora nas primeiras festinhas que você ainda poderá escolher o seu tema favorito com a desculpa de que seu filho gosta. No caso da nossa, resolvemos deixar o bebê escolher, de acordo com o desenho que ele mais gostava. Então não deu outra. A festa da galinha pintadinha foi o tema escolhido.
Em uma festa infantil é um dos itens mais importantes. Através dele você vai envolver a criança no mundo lúdico do tema que ela escolheu e por tabela vai encantar os adultos convidados. A decoração vai exigir de você cuidados especiais. É preciso pensar desde a cor da bexiga até as letras que você vai utilizar para escrever o nome da criança na parede. O tema da festa da galinha pintadinha pede tons azuis e amarelos. Na festa de Samuel, optei por uma decoração um pouco mais em conta. Como era uma festa em casa, não haveria espaço para locar peças decorativas muito grandes. Aproveitamos todos os móveis da casa. Utilizei minha mesa “gigante da sala” e tudo mais que tinha disponível sem precisar gastar. Acabei locando cinco mesas de plástico e 20 cadeiras para garantir que todos ficassem confortáveis pela casa.
Aluguei as peças da festa da galinha pintadinha em isopor. Elas eram fininhas, mas algumas peças tinham um tamanho considerável. No caso do kit que aluguei por 110,00 reais, além das 11 peças em isopor, ainda veio junto um painel em tecido que usei para o fundo das fotos e um tecido de babados para cobrir a mesa (no caso optei em não usar). Retirei o kit um dia antes da festa e entreguei um dia depois. Se você for fazer tudo sozinha, tem que estar atenta para a correria desses detalhes.
Eu sempre quis fazer uma super mesa, dessas cheia de detalhes. Para chegar nisso, contei com a ajuda de vários fornecedores. As peças em mdf, eu comprei nas lojinhas de artesanato e fui pintando alguns meses antes. É bem legal ter essas peças chaves em casa. Se tiver mais de uma criança então, vai ser um bom investimento. Devo ter gasto entre bandeijas, cachepos, letra do nome, prato para o bolo, tintas, porta retratos e pincéis em torno de 200,00 reais.
Optei por dar toque colorido com flores amarelas. Comprei diretamente em uma distribuidora de flores. Gastei 20,00 reais em flores.
Os celeiros, cestinhas com bolas de mascar de frutas, tubos de ensaios, marmitinhas, chapeuzinhos foram confeccionados especialmente para a festinha do El. Tudo saiu por volta de 200,00 reais incluindo a entrega. É bom que se você for pedir para alguém fazer, como foi o meu caso, é recomendado que procure o profissional alguns meses antes.
Existem vários sites na internet onde você compra o pacote com a arte pronta e aí você mesma pode fazer o acabamento. Outras opções permitem que você escreva nos arquivos as mensagens que quer.
Outras peças como algodão doce de copinho, água mineral, suco na garrafinha, suqueira eu comprei num distribuidor de artigos para festa e pedi para uma amiga querida personalizar.
As toalhas que enfeitaram todas as mesas, eu comprei tecido xadrez, juta e tnt e pedi para a costureira fazer a barrinha. O bom é que posso reutilizar as mesmas em outras festas. Gastei 50 reais nos tecidos e na costureira.
Deram todo um charme a mesa. Aqui em Curitiba, descobri o trabalho da Quézia. Os doces dela são lindos e acredite, muito saborosos. Tudo é realmente muito gostoso. Os bom bons da Galinha Pintadinha ficaram lindos. Dava pena de comer. Não eram de pasta americana. Os pirulitos com a inicial do nome também um encanto. Os meus preferidos em termos de sabor são os popcakes. Não dá para comer só um. Peguei os doces no dia da festa pela manhã. A retirada é feito na casa dela. Pra mim que moro perto, não vejo problemas. Não sei se ela tem algum tipo de serviço de entrega. Mas se você estiver organizando a festa sozinha, preste atenção no tempo que vai gastar para ir buscar as coisas. Isso pode acabar tomando um bom tempo do seu dia. E em dia de festa, não é bom se perder no tempo.
Em uma das paredes fiz uma varal de fotografias em estilo polaróide do Samuel desde o nascimento até completar 1 ano. Eu baixei um programinha da internet que permite transformar as fotos normais no estilo polaróide. Depois é só imprimir e recortar. Eu usei o Poladroid, mas existem vários outros disponíveis também na versão gratuita.
Na parede de fundo da mesa dos doces, colocamos a bandeirola com o nome do pequeno. E em cima da mesa dos salgados pintei alguns porta retratos em azul e colocamos fotos do Samuel. Os balões eu havia comprado bem antes pela internet. Enchemos todos com gás hélio, que foi alugado junto com os brinquedos e espalhamos pelas mesas e outros cômodos da casa.
Usei como vasinho para colocar as flores nas mesas dos convidados, garrafas de vidros que fui guardando de uma festa para outra. Personalizei com o tema da festa da galinha pintadinha e colocamos flores e balões em cada uma delas. As garrafas são muito fáceis e baratas de se personalizar. Você pode ir guardando durante o ano as embalagens e depois utilizar como decoração.
Optei em encomendar uma variedade pequena de doces e salgados. Na parte de doces fiquei com brigadeiro, beijinho e dois amores. Encomendei eles da Danielle Taher. Todos em um tamanho ótimo e super gostosos.
Já o cardápio de salgados foi composto de mini sanduíches de salame (uma fofura e deliciosos), coxinhas, bolinhas de queijo, pastéis e kibe. Todos da Confeitaria Girassol. Tanto a entrega dos doces, bolo e dos salgados foram feitas em casa na hora combinada.
Eu não queria bolo de pasta americana. Apesar de serem lindos, eu não aprecio muito o gosto da pasta. A Danielle Taher sugeriu a cobertura em chantilly colorido. Atendendo o pedido da pequena Raquel, o recheio foi feito com morango. A única coisa do bolo que não gostei foi o prato no qual ele ficou exposto. Eu confesso que acabei esquecendo de conversar sobre esse detalhe. Como o meu prato era plano, acabou não escondendo a parte de madeira em que ele foi feito. Por isso, volto a ressaltar, é preciso se pensar em tudo, mesmo os pequenos detalhes.
Servi sucos pois os pequenos adoram. A ideia das garrafinhas com canudos coloridos é super convidativa para que eles optem por bebidas mais saudáveis. Refrigerantes e cervejas e água. A água também é fundamental nas festas infantis. Crianças nunca param e precisam se hidratar.
Aluguei uma piscina de bolinhas que ficou na garagem, uma cama elástica que ficou nos fundos do sobrado, um kit baby com casinha que foi colocada no quarto da Raquel, duas gangorras e um escorregador que ficaram também na garagem. Quando for escolher os brinquedos é sempre bom analisar a faixa etária das crianças que vão estar no evento. Crianças muito pequenas com os maiores não é muito recomendável. Sempre existe o risco delas se machucarem sem querer. No nosso caso, pensei na piscina de bolinhas e no kit baby para os bebês, o pula-pula para as crianças entre 4 e 8 anos. Não tivemos problemas com as crianças maiores, pois no ático da casa montamos um espaço com vídeo game e alguns quitutes. Fez o maior sucesso. Os adolescentes e adultos também aderiram ao espaço.
Adoro fotografia. Por mim todos os momentos deveriam ser registrados. Mas como nessas festas a gente precisa se dedicar a tudo e dar atenção aos nossos pequenos e aos convidados, se você puder ter alguém que registre o evento, vai facilitar muito sua vida. Chamei uma amiga muito querida para fotografar esse dia lindo. A Mayume da Ipê Caramelo. Ela passou a festa toda com a gente conseguindo clicar momentos bem bacanas dos convidados e das nossas crianças.
Eu tenho por hábito comprar muita coisa pela internet. Assim, eu economizo em tempo e dinheiro. Outro fator bem importante é que você acaba achando umas peças bem diferentes, visto que está comprando de vários lugares distintos. Desde copinhos, pratinhos, cordões, fitas adesivas coloridas, balões até gomas de mascar e pirulitos comprei tudo via web. Pra isso, é claro que é preciso organização. A maior parte dos locais onde comprei acabou entregando tudo rapidamente, mas nunca é bom deixar tudo para a última hora.
Aqui perto de onde moro existem várias distribuidoras de artigos de festa. Fui em algumas e sempre garimpava umas coisinhas diferentes e mais em conta. Essas lojas também possuem o serviço de venda virtual, mas como estavam pertinho, acabei comprando na loja física mesmo.
Doces personalizados – Arte em Doces Quezia
Decoração personalizada – Cristiane Carboni Design & Craft
Arte Papelaria em Geral – Arte Final
Bolo e docinhos – Pâtisserie By Danielle Taher
Salgados – Girassol Pães e Doces
Fotografia – Ipê Caramelo
Locação brinquedos, mesas, cadeiras e gás hélio – Mania Brinquedos
Descartáveis vintage – Doce Lulu – Mimia Papelaria de Festa
Descartáveis em geral, algodão doce e água mineral – Dom Distribuidora
Recaptulando
Escolha o local
Feche o número de convidados
Decida o tema, no nosso caso, a festa da galinha pintadinha
Decoração
Comidas e bebidas
Registro
Muita diversão
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…
View Comments
Kely, super legal esse post, acho que ajuda bastante a ter uma noção de quantos detalhes se precisa pensar antes de realizar uma festinha infantil :)
Adorei a festa caseira, e amei fotografar tudo nesse dia!
Beijos!
Kely!! Que delícia de post!!! É um guia completo pra quem curte produzir as próprias festas, tipo eu!! rssss... Obrigada por compartilhar as dicas com a gente e obrigada pelo carinho sempre! Adoro ilustrar tuas festas!!! ;)
Olá, são lindos os temas e formas como as fotos estão dispostas. Gostamos muito.
A partir de hoje seguiremos todas suas postagens. Parabens pela dedicação.