A gestação pode ser um dos momentos mais lindos na vida de uma mulher, e muitas decidem eternizar num ensaio fotográfico. Se você está pensando em registrar essa fase, eu separei algumas dicas para ajudar a se preparar, e que eu acredito que funcionem. Outros fotógrafos podem trabalhar de outras formas.
Eu gosto de fazer o ensaio entre 28 e 33 semanas de gestação, pois nesse período a barriga já está mais aparente, mas a mãe ainda se sente bem disposta. O período “certo” pode variar um pouco de fotógrafo para fotógrafo, e de grávida para grávida. Tem quem prefira deixar para fazer as fotos mais para o final da gestação, para estar com a barriga bem grande. Pode ser legal, mas às vezes corre-se o risco de o bebê nascer um pouco antes do previsto, e não dar tempo de realizar as fotos.
Essa é uma recomendação que eu faço para todas as clientes, independente do tipo de ensaio: procure fazer as fotos num lugar que tenha a ver com você / com o casal / com a família. Mais do que ter imagens bonitas para recordação, é legal ter imagens com significado. Que tal fotografar no local em que se conheceram, ou onde foi feito o pedido de casamento? Ou algum lugar que costumem frequentar juntos? Ou algum que tenha tudo a ver com a sua personalidade (por exemplo, uma livraria se adoram ler; uma região de campo, se gostam de acampar; e até sua própria casa pode ser um cenário superlegal para fazer as fotos).
De novo, busque seguir um estilo que tenha a ver com a sua personalidade. Não vá fazer uma superprodução se você for uma pessoa mais despojada. Se você é uma mulher que costuma se maquiar bastante e usar vários acessórios, vá em frente para ser assim no seu ensaio fotográfico. Caso contrário, opte por uma maquiagem mais neutra e penteados mais simples, que realcem a sua beleza natural.
Já quanto às roupas, eu teria algumas recomendações básicas. Se forem fotografar em casal ou em família, tomem cuidado para que o estilo das roupas tenha harmonia, e as cores também. Se o ensaio for ao ar livre, tome cuidado com roupas em tons de verde ou marrom que possam te “camuflar” em meio ao cenário. E evite roupas com estampas com números ou palavras muito grandes, pois elas podem acabar chamando muita atenção.
E mais uma dica: as mãos aparecem bastante nas fotos, pois é inevitável fazer poses em que a mão repouse na barriga. Não é preciso ir na manicure e pintar as unhas, mas garanta que elas estejam lixadas e limpas (isso vale para os homens também).
Eu acho legal levar alguns objetos do bebê para serem usados durante a sessão, mas tudo é preciso ser feito com moderação: não precisa levar o guarda-roupa inteiro. Leve algumas roupinhas mais bonitinhas, um ou dois sapatinhos, e um ou outro objeto especial – um brinquedo, um móbile, um livrinho, um presente legal que tenha ganhado.
O dia do ensaio fotográfico é para ser gostoso, divertido, um momento para ser recordado. Se você não gosta de tirar fotos e não se sente confortável, não vá fazer a sessão por obrigação, por ser algo que “toda grávida deve fazer”. Faça se você quiser, de coração, e no dia das fotos aproveite para se divertir muito e ter as imagens que você sempre sonhou.
Andrea Mayumi, fotógrafa
Leia também sobre a barriga mês a mês!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…