O assunto é endometriose. Depois que publicamos o texto da leitora Gabriele Antunes sobre como ela venceu a endometriose, recebemos algumas perguntas sobre o assunto.
É com muita alegria que hoje damos inicio ao espaço reservado à nossa querida ginecologista e obstetra Dra. Celeste Pauline Demeterco Reggiani Prizibela. Ela vai responder perguntas das leitoras. Você pode enviar suas perguntas para nosso e-mail contato@magicasdemae.com.br
E a Dra. Celeste responde aqui as perguntinhas para você!
Todos os meses uma camada se forma dentro do útero (chamada endométrio) e vai descamar mensalmente. Em alguns casos, o fluxo de sangue pode ocorrer também em sentido oposto e cair na cavidade abdominal, se fixando em qualquer órgão que esteja por perto: ovário, trompa, bexiga, intestino. As causas disso ainda são desconhecidas, mas a ligação familiar existe
Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Existem mulheres que sofrem dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto. Entre os sintomas mais comuns estão: Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação; Dor difusa ou crônica na região pélvica; Sangramento menstrual intenso ou irregular; Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação; Dificuldade para engravidar e infertilidade.
A endometriose ainda é uma doença difícil de diagnosticar por meio do exame físico, ou seja, realizado durante a consulta ginecológica de rotina
1° Ultrassonografia transvaginal especifica para endometriose e necessita de um preparo intestinal prévio.
2° Ressonância magnética.
3° Laparoscopia – Permite tanto o diagnóstico como o tratamento da paciente. O procedimento é realizado através de pequenas incisões na barriga e a introdução de instrumentos telescópicos para a visualização, e se for o caso, para a retirada das lesões. A laparoscopia também permite a coleta de material para avaliação histológica e o tratamento cirúrgico das lesões.
Pode. O quanto a endometriose afeta o funcionamento do seu corpo, pode variar de mulher para mulher. Basta alguns exames para que o médico perceba o que está atrapalhando e se será necessário a laparoscopia para melhor conduzir.
Um procedimento feito sob anestesia geral, em ambiente hospitalar. E tudo depende da agressividade dos implantes de endometriose. Se estiver acometendo o intestino, por exemplo, a cirurgia será um pouco mais complexa. Mas no geral, são cirurgias simples.
Assim que seu ciclo menstrual acontecer regularmente, ou seja, em 1 ou 2 meses após a cirurgia.
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…