Bebês e Crianças

Chame a Atenção do Seu Filho em Particular – Não o Humilhe na Frente dos Outros

Crianças precisam sim ser educadas! E é dever de pai e mãe mostrar para elas o que é certo e errado. Quais são as condutas adequadas para se viver em sociedade.

Quem é pai ou mãe, sabe que a tarefa de educar um filho, é sem dúvida nenhuma, a mais difícil e desafiadora. É muito tênue a linha que separa o que fazemos com equilíbrio e o que acabamos fazendo movidos pela emoção do momento. 

Crianças são desafiadoras.  Acredito que adolescentes também o são. Vivem descobrindo coisas novas e não tem ainda muita noção do que é permitido dentro de certas regras ou o que é aceitável para viver dentro da sociedade sem invadir os direitos da outra pessoa. 

Por vezes as crianças vão errar. Vão apresentar comportamentos inadequados para determinados ambientes. Elas vão se expressar sem pudores em locais que não estão acostumados com a espontaneidade de uma criança. 

Nós como pais, devemos sim orientar nossos filhos com os sentimentos deles. Instruir que determinadas condutas não são adequadas naquele instante. Devemos dizer para eles que certas coisas não devem ser feitas, como bater em um amiguinho ou faltar com o respeito com outra pessoa. 

Mas devemos lembrar que somos os exemplos para nossos filhos. Não vai adiantar de nada você “educar seu filho” cometendo outros erros que ele vai ter como corretos, já que é você que está praticando. 

Quem de nós nunca ouviu de nossos pais “Em casa a gente conversa”. ? Essa frase é ótima para exemplificar o que quero dizer com o título desse texto. 

Se uma criança comete algum erro, não vai adiantar você ser o cara que vai realçar seus erros em público. Humilhar o seu filho na frente das outras pessoas, para mostrar para os outros que você é um pai exemplar, rígido pode não ser o melhor caminho para fazer seu filho realmente entender que o que ele fez foi errado.  Quando você reforça que ele fez algo negativo, de forma exagerada, pode ser que essa criança se sinta humilhada, com raiva, com vontade de sumir, de fazer ainda pior da próxima vez. 

Acredito que uma educação eficiente é feita com atitudes firmes mas que tratam a criança com respeito. Você pode dizer para ela parar com alguma atitude errada, de uma forma que não chame a atenção de todos que estão no ambiente. Se aproximar da criança e falar na altura dela que aquilo não é um comportamento adequado, chamar ela para um lugar mais reservado e explicar que o que ela fez não é correto, vão ajudar essa criança a entender que realmente ela não agiu da melhor maneira. 

Devemos sempre ensinar para nossos filhos que eles precisam tratar bem as pessoas, ser educados, demonstrar preocupação com os sentimentos das pessoas. Mas essas coisas a gente ensina desde muito cedo, com atitudes diárias.

Mas então, não posso chamar a atenção de um filho em público?

Sim, você pode. Mas nunca com a intenção de fazer ele passar vergonha ou de ridicularizar ele em público. Não deve fazer desse momento uma punição vexatória para seu filho. Ser firme não significa ser grosseira ou rude. 

Outra coisa fundamental, é que quando falo que uma criança deve ser orientada em particular, não estou dizendo que em casa você pode extrapolar com uma criança. Educar não combina com violência. Combina com amor e acima de tudo com respeito e bom exemplo. 

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

View Comments

  • Entendi perfeitamente a autora mais as pessoas lêem mais parece que ñ entenderam,as crianças podem SIM ser chamadas atenção em público desde que ñ seja humilhante a estas crianças neste texto ñ vejo uma mãe nutela mais uma pessoa dando uma forma para muitos pais de primeira viagem e pra quem quiser mudar sua forma de criar seus filhos caso o método anterior ñ esteje dando certo. A vdd e quem ja cria do seu jeito ñ vai qrer mudar pq acha que é certo chamar a atenção ou brigar na frente das pessoas,ou ate mesmo bater.
    Qrendo ou ñ as crianças q passam por isso qdo crescem se tornam pessoas SIM frustadas por alguma coisa na area de sua vida,fora q apesar das crianças ñ falarem muitas vezes pra ñ chatearem seus pais pq os amam (Elas criam um certo rancor ) Por ser tratada assim e qdo crescem vivem jogando na cara dos pais depois de velhos. (Os que falam q "educou" na infância humilhando ou na base dos cintos encontrolaveis pq lá eles eram os "pais" e mandavam e depois de adultos ouve os filhos jogando na cara as humilhação q passaram qdo criança e de tal jeito pq foi criado desta forma), O pior e q dar margem para as pessoas de fora (irmãos,amigos e parentes q qrerem fazer o msm com seus filhos e ate msm bater) Mais cada caso e um caso envolve um jogo de cintura pra tudo o q vejo e que devemos fazer tudo com cautela na educação desse ser humano. Tu pai e mãe crie da forma q achar q deve ser criado mais reveja o que foi dito acima principalmente depois de adultos o q seus filhos podem se tornar. Pronto falei,só minha opinião.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago