Mamãe

Desenvolvimento da Fala – Primeira Consulta Com o Fonoaudiólogo

Samuel nunca foi de falar muito. Desde bebezão eu venho acompanhando o desenvolvimento da fala do meu filho.

Confesso que várias vezes fiquei preocupada com o desenvolvimento da fala do Samuel. Sabe aquilo de que você não deve comparar uma criança com a outra? Pois bem, não deve mesmo. Cada criança tem seu tempo e seu processo para ir evoluindo em cada coisa. Mas como eu tive a Raquel antes, eu acabava comparando o desenvolvimento dela com o dele.

Raquel falou super cedo. E falava muito já com os dois anos de idade. E Samuel ao contrário, não falava quase nada! E isso me deixava um pouco aflita e constantemente eu me perguntava “Será que é normal”?

Como contei nos textos anteriores lincados no final deste texto, Samuel teve muita dificuldade para dormir. Era uma criança que ficava doente constantemente. Fez uso de muitos inaladores para a parte respiratória. Teve sérios problemas de adenoide passando inclusive por uma cirurgia. Cerca de um ano depois descobrimos que ele tinha problemas com as amígdalas o que dificultava muito a vida do pequeno. Ele não conseguia comer bem e muito menos respirar com qualidade. As amígdalas gigantes faziam ele ter apneia do sono e ele acordava sem ar diversas vezes durante a noite.

Mais uma cirurgia para a retirada das amígdalas e a vida de Samuel começou a dar pequenos sinais de melhora. Um dos primeiros que observamos foi a questão do falar. Ele passou a se comunicar muito melhor: formar frases e demonstrar mais o que ele desejava através das palavras. Samuel passou a formar frases de verdade só depois dos 3 anos.

Ele passou a falar muito… mas de uma maneira que quase ninguém entendia. Muitas vezes nem nós que somos os pais e convivemos muito com ele entendemos ao certo. Vejo que ele muitas vezes acaba ficando irritado com a falta de compreensão por parte das pessoas. Ele tenta falar algo e não é compreendido.

Aconselhados pela nossa pediatra resolvemos levar o pequeno para uma consulta com a fonoaudióloga.

A primeira consulta foi mais de reconhecimento do caso do pequeno. Ela nos fez várias perguntas sobre a vida do Samuel e como tinha sido o desenvolvimento dele até agora.

Ela realizou uma espécie de jogo com ele. Em um tabuleiro com várias figuras, ele tinha que encontrar as figuras pedidas e falar o nome do que estava representado nas peças.

Esse exercício serviu para a fono ver o que Samuel apresenta dificuldade para falar. Confesso que até eu fiquei admirada com a forma que ele fala. Eu não reparava em como ele troca sílabas e tem dificuldades em emitir determinados fonemas.

Muitas palavras que Samuel fala nem nós os pais entendemos, mas como estamos acostumados no dia a dia com ele, acabamos compreendendo devido ao contexto. Mas para a fono foi bem difícil decifrar algumas coisas que o pequeno falou.

Fico imaginando como deve ser para ele para estabelecer uma comunicação na escola ou nos outros locais com pessoas que não estão habituadas com a forma de falar dele.  Muitas vezes as professoras nos disseram que Samuel é mais na dele, que gosta de ficar mais quieto. Depois da consulta fiquei pensando se na verdade ele não se isola simplesmente por não ser compreendido. (sei lá, pensamento de mãe).

Uma das primeiras hipóteses da fono para Samuel não falar tanto quanto deveria para a idade dele, seria o fato dele não comer direito. Ele como muito pouco e prefere os alimentos mais fáceis de serem mastigados. Isso acaba prejudicando também na hora de falar, pois segundo a fono, os mesmos músculos que usamos para comer também usamos para falar. A mastigação acaba fortalecendo os músculos que ajudam na fala.

Para essa semana anotamos várias palavras do Samuel e vamos levar para a fono. Assim ela vai poder ter uma ideia melhor do quadro da fala de Samuel.

Alguém já foi em fonoaudiólogo? Como foi o processo? Quais os motivos que faziam o seu filho apresentar algum atraso na fala? Conta pra gente em forma de e-mail ou depoimento!

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago