Recebemos aqui em casa um KIt de iniciação à Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) no contexto escolar da Civiam.
O kit é voltado para trabalhar a comunicação alternativa dentro da sala de aula com crianças não verbais ou que apresentem dificuldades na comunicação. O material foi todo desenvolvido por uma terapeuta ocupacional e uma fonoaudióloga.
Eu já contei para vocês que um dos primeiros sinais de autismo aqui em casa foi justamente o atraso na fala e a dificuldade que tínhamos para nos comunicar com nosso filho. Uma das coisas mais comuns era que ele não fosse compreendido pelas pessoas, incluindo aqui, os professores e profissionais da escola. Eu não tinha noção de que um recurso como o proposto pelos profissionais da Civiam poderiam ter feito muita diferença na vida do nosso filho tanto em casa e principalmente nas relações dentro da escola com os professores e com os coleguinhas da turma.
O kit é composto por um manual super explicativo que tem o intuito de auxiliar o professor ou profissional que venha a utilizar a CSA como meio de se comunicar com a criança não verbal ou com dificuldades para se comunicar. Dentro da pasta encontramos chaveiros, crachá e pranchas com símbolos que vão ajudar a criança a se expressar. As plaquinhas servem para que os professores consigam ter uma comunicação efetiva com as crianças não verbais e também com as outras crianças que estão em processo de aquisição da fala.
As plaquinhas não vão impedir que a criança comece a falar. Elas na verdade são uma maneira dessa criança se sentir pertencente ao meio com o qual ela convive. Entender o que os outros querem dela e ela conseguir demonstrar o que quer, está sentindo é fundamental para o desenvolvimento dessa criança como um todo. Temos que ter em mente que crianças não verbais devem ser incluídas de verdade. Não é apenas colocar ela dentro de sala e achar normal ela ficar quietinha sem participar do andamento das aulas só porque não consegue se comunicar através da fala.
Temos usado todo o material aqui em casa. Mesmo para meu filho que já é verbal elas são super úteis. Uso principalmente para que ele me diga o que está sentindo. Ele na maioria das vezes não consegue comunicar o que sente. E com as plaquinhas ele consegue apontar e montar o contexto do que está sentindo ou pensando. Uma das plaquinhas que mais gostei a de DOR. Crianças autistas sentem muita dificuldade em mostrar o que estão sentindo. Eles conseguem com essa ferramenta apontar exatamente o local que dói.
Algumas pessoas sentem receio que a criança se acostume com o uso da comunicação alternativa e assim deixem de falar. Eu saliento que este é um material que não vai substituir as terapias que a criança faz. Este material vai auxiliar a incluir a criança nos ambientes que ela frequenta. E a pessoa que estiver fazendo uso deste kit deverá ter em mente que a estimulação da aquisição da fala não deve ser deixada de lado por conta do material de comunicação alternativo.
O mais importante é incluir de fato a criança e dar meios para que ela consiga se comunicar.
No vídeo que está nosso canal Mais que Autismo, mostro com mais detalhes todo o kit de Comunicação Alternativa para crianças autistas e com outras condições.
Mais informações em: https://civiam.com.br/
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