Desde que fiz a cirurgia para retirada do útero venho sentindo várias dores abdominais na região do estômago.
Resolvi investigar. Aquela coisa, mãe não pode deixar de se cuidar, pois se somos negligentes com a nossa própria saúde como poderemos no futuro cuidar de fato dos nossos filhos.
Mesmo com preguiça de ir a mais um médico, lá fui eu para a consulta com o gastro. Expliquei que já tinha tido gastrite, que andava dormindo muito pouco, que tenho dois filhos pequenos e que costumo comer muito e rápido!
E o doutor, um senhor muito atencioso, me disse algo que me fez refletir. Ele olhou fixamente para mim e falou:
“Você é o exemplo para seus filhos. Daqui a pouco seus filhos vão estar comendo como você! Vão comer com pressa, não vão mastigar os alimentos e vão acabar ganhando peso simplesmente por não apreciarem de fato a comida”
Acho que neste momento senti uma pontada aguda no meu estômago e no meu coração!
Ele tem razão! As crianças imitam tudo o que fazemos. Somos os maiores exemplos delas. Seja para coisas boas como para coisas ruins. Eles olham nossos atos e não sabem distinguir que o que fazemos está errado. Simplesmente fazem o que a mamãe ou o papai estão fazendo.
Concordei com o médico e rapidamente passou um filme pela minha cabeça: minha filha come o tempo todo! Será que é por fome, por ansiedade, por gula, por me ver comendo várias vezes ao dia?
Sim, eu como quando não sinto fome. Estou muito cansada, principalmente pela falta de sono, e acabo comendo mais para me manter bem acordada. De repente minha filha faz o mesmo por achar que é certo. Não estou dizendo que o fato de Raquel comer super bem esteja de fato ligado ao meu exemplo, mas pode ser que daqui um tempo ela coma tudo sem pensar achando que isso é o certo.
A primeira recomendação do meu tratamento foi a seguinte:
“Comer devagar”!
Isso mesmo, a única coisa que o médico me receitou foi ter mais calma na hora das refeições e mastigar super bem a comida. Uma dica dele foi sempre após uma garfada, deixar os talheres descansando sobre o prato por alguns segundos. O ato de mastigar bem a comida vai ajudar o meu estômago na hora do trabalho da digestão. Outra dica que achei engraçada, mas muito sábia é que devo comer como uma princesa!
Como assim comer como uma princesa?
Segundo o gastro, princesas comem pouco e devagar.
Parecem dicas bobas, mas para mim fizeram total diferença! Depois que viramos mães temos a sensação de que não temos mais tempo para nada (por vezes não temos mesmo), mas precisamos entender que mães que se cuidam, conseguem cuidar melhor de seus filhos!
É necessário prestar atenção em nós para poder assim fazer o melhor para eles. E claro, quando eles olharem para nós vão copiar o que há de melhor em nós!
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…