Reflexões sobre maternidade

Os Filhos Não Devem Ser Usados nas Brigas entre os Pais

Os filhos não devem nunca ser colocados no meio de uma briga entre os pais. Por mais que um relacionamento não esteja dando certo, as crianças devem sempre ser poupadas das tretas dos adultos.

Não é raro a gente ver um casamento que não vai muito bem. Os pais já não se acertam entre eles. E é bem comum a mãe ou o pai acabarem utilizando a criança como meio de atingir o outro parceiro. São muitos adultos que fazem chantagem com o outro através da figura da criança.

É dever dos pais zelar pelo bem estar físico e psicológico da criança. Nenhuma criança deve ser colocada em situação de risco ou constrangimento.

No entanto, muitos pais e mães ameaçam deixar a criança longe dos olhos do outro genitor, caso o casamento chegue ao fim. Pais e mães que promovem alienação parental como forma de se vingar do antigo parceiro.

É comum casais brigarem na frente dos filhos e se fazerem de vítimas para que a criança acabe escolhendo um lado para ficar. É assustador ver como pais que se separaram agem movidos pela raiva e rancor. Na hora da briga esquecem o bom senso e geralmente agem movidos pelo instinto egoísta.

É claro que existem casos de pais e mães que são realmente maléficos para o companheiro e também para os filhos. Neste caso, medidas de proteção devem ser adotadas  para que o agressor não venha a causar dor ou mal para a outra pessoa ou para a criança.

Adultos conscientes, devem pensar sempre no bem estar dos filhos. Uma criança não deve ser usada de maneira alguma para atingir uma pessoa que ela ama tanto. Crianças devem ser poupadas das imaturidades de uma mãe ou um pai que acabam pensando apenas no bem estar próprio.

Os filhos precisam crescer em um ambiente seguro e longe de brigas ou chantagens emocionais. Quando uma criança ou adolescente são colocados no meio de campo, acabam sendo atingidos de forma negativa e este impacto vai seguir com elas por toda a vida ou boa parte dela.

Se você não está conseguindo levar uma vida harmoniosa com o pai ou mãe do seu filho, resolva isso como adulto, mantendo seu filho longe de toda essa confusão. Se você já se separou do seu parceiro e não pretende ter mais nenhum vínculo com ele, lembre-se que vocês tem uma criança em comum que será filho de vocês para toda a vida.

Essa criança precisa saber que é amada pelas duas partes e que apesar de separadas, é um porto seguro para ela.

Lembre-se: os filhos vem em primeiro lugar!

Comentários

Kely Varela

Kely Varela, 33 anos, atriz, mora em Curitiba e há quatro anos descobriu a benção da maternidade. Hoje é mãe de um casalzinho e deseja compartilhar suas experiências com as demais mamães.

Recent Posts

Bullying nas Escolas: 10 Dicas para os Pais Preocupados

O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…

7 meses ago

Bullying nas Escolas: Um Guia para Pais Preocupados

Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…

7 meses ago

Desconto Passagens Aéreas Para Autistas

Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…

8 meses ago

O Diagnóstico de TDAH em Adultos – Como descobri o TDAH aos 40!

Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…

1 ano ago

Treino de Habilidades Sociais Pode Ajudar a Criança Autista a Fazer Amigos

Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…

2 anos ago

As vezes que nos autosabotamos depois da maternidade

Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…

2 anos ago