Os bebês nascem e por alguns meses a única coisa que eles fazem é ficar no berço deitados ou no colo. Depois de poucos meses o seu bebê que só ficava paradinho no berço, começa a rolar. E adivinha? Quando você menos espera tem um bebezinho engatinhando atrás de você.
Geralmente os bebês engatinham entre 6 e 10 meses. Uns vão ser mais rápidos e alguns provavelmente nem vão chegar a engatinhar da forma tradicional dos bebês.
Eu lembro claramente desse momento com meus filhos.
Raquel com 5 meses conseguia ficar sentada e aos 6 engatinhava pela casa. Samuel também sentou cedo e com 7 meses engatinhava por toda parte.
Lembro que na época eu ficava lendo matérias sobre as fases do desenvolvimento em todos os lugares. Queria saber se os meus estavam dentro do esperado ou se havia algo que precisava ser conversado com o pediatra. Nas leituras de relatos de outras mães e profissionais fui aprendendo algumas técnicas para serem utilizadas com os bebês e que ajudam a fortalecer os pequenos para este novo momento da vida deles.
Lembrando é claro, que quando seu bebê engatinhar, seu trabalho vai começar a dobrar!
Eu montava um cantinho no chão com edredom macio e enchia de almofadas e travesseiros ao redor (para evitar que eles caíssem e batessem a cabeça diretamente no chão). Comecei a fazer isso quando eles tinham uns 4 meses. Eles apenas rolavam para os lados.
Outra coisa bem legal para fortalecer os pequenos é deixar eles de bruços – sempre com a sua supervisão – por alguns minutos. Esse exercício é bem simples mas ajuda a fortalecer os músculos do pescoço para ajudar a engatinhar no futuro próximo. Essa posição vai ajudar o bebê a fortalecer também os braços para elevar o corpo na hora de engatinhar.
A forma mais correta para engatinhar é apoiando as duas mãos e dois joelhos no chão. No começo eles vão simular um movimento para frente e para trás. E logo em seguida vão aprender a movimentar o joelho.
Outra forma de estimular os pequenos no processo para engatinhar é sempre deixar algum objeto que chame a atenção deles perto mas não na mão deles. Eles vão ter curiosidade e vão querer ir atrás do objeto. No começo você vai observar que eles vão meio que parecendo uma cobrinha, se arrastando e aos poucos vão começar a engatinhar para conseguir pegar o objeto que tanto querem.
Deixe seu Bebê Brincar no chão – deixar o bebê deitado muito tempo no berço pode ser algo tranquilo e conveniente, mas pode ser que o bebê acabe sofrendo um certo atraso no desenvolvimento. Brinque com ele no chão, deixe ele explorar novos ambientes.
Alguns bebês, mesmo quando são incentivados acabam não engatinhando. Eles se locomovem de maneira diferente. Alguns se locomovem sentados, outros engatinham com uma única perna, alguns vão se arrastando. E acreditem, todos passam para a fase seguinte que é caminhar. O mais importante é que o bebê saia do lugar.
Bebês prematuros podem demorar alguns meses a mais que os outros bebês para atingir os mesmos marcos de desenvolvimento.
Se você achar que algo não está adequado para a idade do seu bebê, converse sempre com o pediatra dele.
De mais, aproveite cada etapa do seu bebê. Sem ansiedades e expectativas. Se divirta nessa fase que passa tão rápido.
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…