Amamentação é um dos pontos mais delicados da vida de uma nova mãe. Já na gravidez as dúvidas, medos e curiosidades tomam conta da nossa cabeça.
Eu relatei no texto Amamentação – O começo pode ser difícil, minha experiência sobre a amamentação com os meus filhos. Quando Raquel nasceu passei por muitas dificuldades para conseguir amamentar. E eu fiz toda a lição de casa certinha! Na gravidez conversei com diversas amigas que amamentavam, assisti diversos vídeos, li muitas matérias, livros sobre o assunto. Mas quando minha querida bebê chegou por aqui percebi que o ato da amamentação vai muito além das leituras. Amamentar é um ato que exige conexão entre a mãe e o bebê.
Eu colocava ela da forma correta no peito, ela abocanhava toda a aréola, mamava um tempão e adivinhem? Quando eu retirava do peito parecia continuar com fome. Chorava! Machuquei meu peito tirando a boca da bebê da forma errada do peito. Um caos!
E adivinhem o que aconteceu comigo? Eu comecei a ficar super nervosa e achar que que meu leite era insuficiente ou fraco. Comecei a dar ouvidos para pessoas que me diziam que eu não iria conseguir amamentar. Comecei a ficar uma pilha de nervos e achar que eu não era capaz de amamentar minha filha.
Pois bem, como repito em todos os meus textos, o mais importante no processo de amamentação é você acreditar em você! Manter a calma e buscar informação na fonte certa.
O pediatra me explicou que nos primeiros dias o colostro seria o suficiente para minha bebê e que sim, bebês perdem 10% do peso nos primeiros dias. Quando o leite materno começa a descer é que o bebê vai começar a ganhar peso novamente.
Bebês mamam de 3 em 3 horas no primeiro mês de vida. Isso não significa que a mãe não tenha leite suficiente ou que o leite dela seja fraco. A digestão do leite materno é mais rápida mesmo e o bebê ainda está aprendendo a mamar. Quanto mais estímulo seu peito receber da boca do seu bebê, mais leite você vai produzir.
Após ter recebido a ajuda de profissionais da amamentação comecei a acreditar mais em mim. Passei a entender o mecanismo das mamadas e ignorar os palpites de pessoas que não tinham conhecimento sobre o assunto.
O leite materno é o alimento mais completo para o bebê! Possui cerca de 400 nutrientes que vão ajudar o bebê se desenvolver forte e saudável. Até os 6 meses de vida o seu leite do peito vai ser o alimento mais poderoso na vida do seu filho! Por isso reforço tanto a importância da amamentação.
Algumas mulheres vão ter mais dificuldades do que outras. Muitas vão pensar em desistir. Mas antes de você optar em dar a fórmula para o bebê, procure um profissional de amamentação. Converse com o pediatra, o obstetra. Informação neste momento vai com certeza fazer muita diferença.
Acredite no seu leite! Acredite que você possui o alimento mais poderoso do mundo e que você e ele vão dar todas as forças necessárias para o bom desenvolvimento do seu bebê.
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…