Outro dia eu resolvi ter uma conversa com a minha filha. Um tema que eu nunca havia falado tão abertamente ainda com ela. A conversa foi sobre “Não deixar que pessoas passem a mão no corpo dela”.
Eu sempre tive receio de que algum louco venha a abusar dos nossos filhos. Crianças são seres muito vulneráveis. Fáceis de serem enganados. Uma criança acredita muito facilmente em alguém que ela nunca viu. Imagine então, se a pessoa que tem a intenção de abusar de uma criança for alguém próximo a ela e à família.
Notícias sobre abusos contra crianças são mostradas em todos os meios de comunicação todos os dias. Semana passada um garçom foi preso aqui em Curitiba em flagrante por assediar e abusar de meninas. Ontem uma garotinha foi encontrada morta vítima de um vizinho.
Sim, nosso mundo está um caos! Cada dia pior! E como proteger nossos pequenos dentro disso tudo?
Proteger 100% a gente infelizmente não pode! Mas podemos alertar nossos filhos sobre situações que são perigosas e que devem ser relatadas para nós.
A conversa com a minha pequena começou mais ou menos assim: “Filha, nunca pode deixar ninguém passar a mão no seu bumbum, peitinho ou perereca”. “Se um dia alguém fizer isso, você tem que contar pra mamãe e pro papai. Não pode ter medo de falar para nós que alguém encostou a mão em você”
Perguntei se ela tinha entendido e ela me respondeu que sim. Expliquei para ela que existem pessoas bobas que fazem isso nas crianças, mas que em criança não se pode fazer isso!
Outro ponto da conversa, foi para deixar bem claro para ela que ela não deve guardar segredos da mamãe e do papai. Que nós somos os melhores amigos do mundo dela.
Leia o Texto sobre o Tio Que Dá Balinhas Para Conquistar As Crianças
Pedi para que ela repetisse para mim o que os adultos não poderiam fazer com ela e nem no irmão. Ela repetiu “Não pode passar a mão no meu bumbum e perereca” e caso isso aconteça? “Tenho que falar para a mamãe e pro papai”.
Essa foi apenas a primeira conversa. Mas é preciso que nossos filhos entendam que a vida oferece riscos a eles. Não é uma questão de colocar medos na cabecinha dos pequenos e sim ensinar a eles o que não é permitido.
Cabe a nós pais, cuidar da integridade física e psicológica dos nossos filhos! Proteger é nosso dever!
Veja Por que Você Não Deve Forçar Seu Filho a Mostrar Afeto Físico
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…