Criança adora brincar. E isto é fundamental para o desenvolvimento delas. Porém, hoje todos os pais querem matricular os pequenos nas aulas de natação, balé, judô, pintura, música (quando aplicadas com bom senso são ótimas) e esquecem do fundamental. Aquele tempo livre para as crianças serem crianças.
É nosso dever enquanto pais estimular nossos filhos a brincar. E tão importante quanto fazer com que nossas crianças tenham estes momentos felizes é participar com elas nas brincadeiras.
O adulto precisa se dar ao prazer de sentar e brincar. Ver o mundo com olhos de crianças novamente. Fora dos aparelhos eletrônicos e sim conectados aos olhos dos nossos filhos. Se permitir voltar a interagir com as crianças vai fortalecer o vinculo das relações familiares e farão os pequenos perceberem como os adultos se importam com eles.
Aproveitando o dia das crianças, fiz uma lista de brincadeiras que você pode fazer com seus pequenos. Só vai precisar de carinho, alegria e disposição.
Vou deixar aqui o desafio. Você consegue dar este presente para seus filhos e fazer algumas das brincadeiras abaixo no dia das crianças?
Pode ser feita com todo mundo da casa. Mamãe, papai, irmão, bichinhos de pelúcia. Momento que você pode aproveitar para exercitar as cantigas de roda. Conforme a música para, os participantes sentam nas cadeiras. Quem não sentar fica de fora e uma cadeira é retirada.
Momento de explorar a casa. Ensinar seu filho a contar até dez, sair correndo e se esconder atrás da primeira cadeira que encontrar, já que a contagem do seu pequeno geralmente é the flash.
Se diverta vendo seu pequeno achar graça quando você o encontra através das gargalhadinhas dele. Fique um tempão procurando a criança que já é maior e que realmente parece ter evaporado da casa. Um tempo para exercitar a criatividade do seu filho, comunicação e senso de humor.
Exercitar o equilíbrio, controle e atenção. Pode ser jogado com apenas dois participantes, ou seja, você e seu filho. Pode utilizar uma música para determinar a hora de ficar “estátua” ou simplesmente um é o comandante que dá a ordem e o outro que vai tentar ficar parado o maior tempo possível ou até receber a ordem para se movimentar.
Vai desenvolver o senso de concentração do seu pequeno. Agilidade, paciência, coordenação motora também serão testados. Também pode ser jogado com apenas duas pessoas. Um segue as ordens e o outro é o mestre.
Forma de fazer as crianças gastarem energia. Mesmo que seja dentro de uma sala fechada, seu filho terá de aprender a lidar com os obstáculos, desviando deles e prestando atenção para não ser pego por você. Colocar um ponto onde ele pode descansar ajuda a fazer com que ele recupere o fôlego e você também.
Nada mais convidativo para uma criança do que fazer uma cabana! Pode ser com caixas de papelão, cobertores, lençóis amarrados nos móveis. A cabana vira o melhor esconderijo do mundo!
Aqui você incentiva seu filho a se expressar. Pode ser cantando, dançando, imitando algum bichinho, contando alguma história. Utilizar adereços ou fantasias ajudam a deixar o show mais divertido. Não esqueça de aplaudir muito e dizer o quanto seu filho é talentoso.
Esta é uma brincadeira que aprendi no teatro quando era adolescente. Faço até hoje com meus alunos. Serve para aquecer o corpo e melhorar a concentração. E o melhor, você não precisa de nada para jogar o Zap.
Para jogar, faça um círculo, você, seu marido e as crianças. Pegue uma bola imaginária nas mãos e jogue para o outro, falando a palavra Zap. Só existe uma bola no jogo, e quem pega tem que jogar para o outro. Veja seus filhos tentando se livrar da bola o mais rápido possível. Brinque caindo no chão, quando ele jogar a bola muito forte para você.
Tem variações deste jogo para crianças maiores, vou falar delas e de outros jogos teatrais em algum post futuro.
O bullying nas escolas é uma preocupação crescente para muitos pais. Saber como lidar com…
Você já ouviu falar sobre bullying nas escolas? Infelizmente, é uma realidade que afeta muitas…
Pessoas autistas ou qualquer outra pessoa com deficiência possui desconto para passagens de avião? Precisa…
Muitos adultos estão recebendo o diagnóstico de autismo e de TDAH apenas na vida adulta.…
Como uma pessoa que tem déficit de habilidades sociais consegue fazer amigos? Vou te explicar…
Já parou para pensar em quantas situações você acabou se sabotando depois da maternidade? Como…