Viajando de Ônibus Com Criança Pequena

Viajando de Ônibus Com Criança Pequena

Estamos com planos de viajar de ônibus com as crianças. Fui então no meu antigo blog resgatar um post sobre a primeira vez que me peguei viajando de ônibus com uma criança pequena.

Eu lembro que a experiência foi repleta de aventuras, já que na época eu viajei sozinha com Raquel. Fui de Curitiba para Florianópolis durante a semana com um ônibus que não parava muito. 

Raquel tinha 8 meses e ainda não caminhava. Já tinha viajado algumas vezes de carro e sempre tinha se comportado muito bem. Então, eu pensei que não iria encontrar muitas dificuldades em uma viagem relativamente curta. 

De modo geral a viagem em si foi realmente tranquila, visto que a pequena dormiu quase todo o tempo. Como Raquel ainda mamava no peito não tive problemas com relação à alimentação dela durante o percurso. 

viajando de ônibus com criança pequena

O maior problema que eu encontrei foi justamente o fato de estar sozinha viajando de ônibus com uma criança bebê. Em determinado momento da viagem fiquei super apertada com vontade de ir ao banheiro. Mas e aí? Como que você vai no banheiro de um ônibus com uma criança no colo? Será que você pede para um estranho ficar de olho nela? Eu acabei segurando a vontade até chegar ao destino.

Listei algumas dicas para facilitar este momento. Deixando bem claro, que as vezes que viajei de ônibus com um bebê eu ainda não tinha dois filhos! Sempre viajei apenas com uma criança!

Dicas para Viajar de Ônibus com uma Criança Pequena!

1 – Logística da viagem – Pense se você vai poder contar com o auxílio de alguém nos deslocamentos até a rodoviária. 

2 – Horário da Viagem – Procure viajar no horário que geralmente o bebê dorme. Viagens noturnas tendem a ser mais rápidas.

3 – Leve Pouca Bagagem – Leve apenas o necessário! Mesmo que isso pareça absurdo, visto que você vai viajar com uma criança pequena, procure não levar muita coisa para não ficar muito cansada.

viajando de ônibus com criança pequena 3

4 – Documentação – Para viajar de ônibus com um bebê você vai precisar do seu RG e um documento oficial do seu filho (rg ou certidão de nascimento).

5 – Alimentação – Se o bebê mamar no peito, você não vai ter muita dificuldade. Se ele usar mamadeira é bom levar a quantidade de água numa bolsa térmica para mamadas extras. 

viajando com criança pequena

6 – Vá ao banheiro antes do embarque – como eu falei acima, ir ao banheiro estando sozinha num ônibus vai ser algo meio complicado. 

7 – Trocas de fraldas – Provavelmente trocar a fralda vai ser outro ponto complicado da viagem. Neste momento, se não tiver outra opção, troque as fraldas sem pudores. É melhor trocar e evitar que seu bebê fique todo assado. 

8 – Bolsa do bebê – leve na sua bolsa de mão um termômetro, remédios para dor, chupeta extra (caso a do bebê caia no chão), fraldas, trocador portátil, lenço umedecido e mudas de roupa para o bebê e para você.

9 – Ar Condicionado – Geralmente os ônibus de viagem possuem sistema de ar condicionado. Algumas vezes o ar poderá ficar muito frio. Por isso, sempre bom ter uma mantinha à mão.

10 – Não confie em estranhos – Pode até parecer paranoia mas eu prefiro pecar pelo excesso. Lembro que na rodoviária uma mulher muito estranha pediu para ficar olhando a Raquel. Confesso que eu fiquei um pouco assustada.

viajando com criança pequena

11 – Atrasos – Lembre-s que muitas vezes os ônibus vão atrasar durante o trajeto. Por isso, fique calma e tente aproveitar a viagem.

12 – Distração – Leve algum brinquedo diferente, um objeto que ele goste. Se ele ficar inquieto, tente distraí-lo.

13 – Não escute as críticas –  Se o bebê chorar ou ficar inquieto por estar estranhando a viagem, tente aclamá-lo. Se algum passageiro reclamar, não dê ouvidos!

Vai para a praia com seu bebê? Veja dicas de Praias em Florianópolis

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *