Trombose na Gravidez – O que você precisa saber para engravidar!

Trombose na Gravidez – O que você precisa saber para engravidar!

Quem conhece a minha história, sabe que já tive dois episódios de trombose venosa profunda. Uma foi antes da gravidez e outra no pós parto da segunda gestação. Veja aqui

Estar bem informada sobre a doença faz toda a diferença para quem quer engravidar.

A Drª Celeste Pauline Demeterco Reggiani Prizibela que foi quem cuidou das minhas duas gestações e é nossa colunista aqui no Mágicas de Mãe vai responder algumas dúvidas das leitoras sobre o assunto.

Trombose

Anticoncepcional pode provocar trombose?

“A trombose geralmente ocorre no início do tratamento e, portanto, a mulher deve ser melhor observada nos primeiros meses do uso do anticoncepcional. Quanto maior for o prazo de uso, menores são os riscos de desenvolver. As pílulas atuais com baixa dose de estrogênio(15-20-30µg) tem pouco risco quando comparada as de 50µg das pílulas antigas. Sabe-se que ficar grávida, tem 3x mais risco de trombose do que usar pílula.

RISCO ABSOLUTO MULHERES AO ANO

SEM ACH

5/100 MIL

ACH (LEVONORGESTREL E NORETISTERONA

15/100 MIL

ACH (GESTODENO E DESOGESTREL)

25/100 MIL

GRAVIDEZ

60/100 MIL

Pacientes com trombofilia podem engravidar?

Podem sim. Se você já tem o diagnóstico de trombofilia, fica mais fácil, basta assim que engravidar iniciar o anticoagulante injetável diariamente até 6 semanas pós parto ou pós cesárea. O SUS fornece essas injeções gratuitamente, basta fazer o cadastro e acompanhar pré natal pelo SUS também. Veja aqui

A dosagem utilizada se for apenas por trombofilia é de 40mg dia, mas se já possuir historia de trombose, daí pode ser usada 60 ou 80mg, conforme orientação do cirurgião vascular.

Quais os cuidados que vou precisar ter?

Lembrar de usar diariamente a injeção. E de fazer seu enxoval com todo o carinho do mundo kkk 

A medicação vai prejudicar meu bebê?

NÃO!

Posso ter um parto normal?

SIM. Apesar que muitos médicos optam por cesárea, devido à possibilidade de sangramento durante o parto. Mas não há contra-indicações de parto normal.

Quais os sinais que preciso ficar atenta de que algo está errado durante a gestação com relação a trombose?

Mesmo utilizando o anticoagulante, algumas pacientes podem fazer trombose de membros inferiores, pois os casos variam e às vezes será necessário uma dose maior de anticoagulante. Dor forte em membros inferiores com endurecimento de panturrilha é o principal sintoma.

Posso vir a ter trombose no pós parto?

Sim, pode acontecer. Por isso deve ser mantido o anticoagulante até 6 semanas pós parto.

Posso amamentar tomando clexane?

SIM! Veja aqui

Celeste Pauline Demeterco Reggiani Prizibela é obstetra e ginecologista na cidade de Curitiba. 

endometriose
endometriose

Comentários

Um comentário

  1. Boa note, em 2011 queria engravidar e o ginecologista passou exclerovitam, não fiz nemhum ecame de hormônio, mais como lhe falei do desejo de engtavidar ele passou essa medicação, que é, depois dre quase dois meses estava grávida tudo ocorreu bem btranquilo, tive um pequeno escape fui afastada do trabalho, segui com minha gravidez normal, quando completei cinco meses tive um susto e três dias depois fui fazer o exame morfológico e aí minha filha estava morta, t ve parto normal seguido de coretagem. Depois de dez dias tive tvp na virilha. Fiz o tratamento da tvp com clexane, marevan e flavonid, tive flebite qaze um ano depois, o vascular me orientou não engravidar mais, ou esperar uns cinco anos, fazem quatro anos e sete meses, tive hipertireoidismo me cuidei o endocrinologista liberou para engravidar, minhas taxas de hormonios estão normal e não faço mais o tratamento de proponolol e nem do tapazol. Mais então a ultima vez que fui ao ginecologista foz os exame de rotina, deu ovarios normais, só estava com uma ferida no útero por ter muito hormônio, e agora estou querendo engravidar, não sei se posso tomar hormônio para engravidar. Gostaria de tirar essa dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *