Teste da Linguinha – Saiba Como é Feito!

Teste da Linguinha – Saiba Como é Feito!

Quando a gente está esperando o primeiro filho nem imagina que mal eles nascem e já vão ter que passar por vários testes. Eu lembro que só sabia da existência do Teste do Pezinho. Foi perto do dia do parto que tomei conhecimento sobre o Teste da Orelhinha, Teste do Olhinho, Teste do Coraçãozinho e por último o Teste da Linguinha.

O Teste da Linguinha é realizado nas primeiras 24 horas de vida do bebê, ainda na maternidade. A avaliação é feita por um pediatra ou fonoaudiólogo que irá verificar se o freio da língua do bebê é muito preso.

O freio fica na região central e inferior da língua. O mesmo conecta língua e parte inferior da boca. O médico irá analisar o bebê enquanto ele mama. Levará em consideração a posição da boca, os batimentos cardíacos, frequência respiratória. Irá analisar a linguinha do bebê também.

É um exame fundamental para o desenvolvimento do bebê. O médico vai verificar se existe alguma alteração no frênulo da língua do bebê. Caso o bebê possua a famosa língua presa, isso pode vir a atrapalhar no processo de amamentação, visto que o bebê não vai conseguir sugar direito. Como a sucção do bebê é prejudicada, as mamadas deste bebê demoram muito mais e são feitas diversas vezes ao dia. O freio preso é um dos maiores responsáveis pelo desmame precoce do bebê. Muitas vezes as mães não têm conhecimento do problema e acabam achando que a dificuldade na amamentação é responsabilidade delas.

O Teste da Linguinha vai ajudar a prevenir futuros problemas no desenvolvimento da fala da criança. Se a criança vier a apresentar problemas para falar isso provavelmente vai atingir também o fator psicológico dela.

Teste da linguinha

Correção do Freio Curto

Caso o médico descubra alguma alteração na membrana do frênulo ele irá solicitar que seja feita um pequeno procedimento na membrana da linguinha do bebê. Um pequeno corte é feito para soltar a língua do pequeno.

549599_155888961215077_244037808_n teste da linguinha

O exame e o procedimento não doem. Os bebês ainda são formados de membranas muito adaptáveis e por isso quanto mais cedo o procedimento for realizado, melhor.

O Teste da Linguinha é gratuito em toda rede pública e também privada. Caso na maternidade em que seu bebê nascer, não fizerem o exame, procure informações junto a Secretária de Saúde!

Já sabe o que levar na mala da maternidade?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *