5 Reações de uma Mãe Quando o Pediatra Pede Exame

5 Reações de uma Mãe Quando o Pediatra Pede Exame

O pediatra pede exame e é aquele sufoco. O que toda mãe quer é que seus filhos nunca fiquem doentes. Não queremos que sofram nem com um resfriado. Mas, infelizmente isso é inevitável. Eles adoecem, ficam fragilizados e nós sofremos junto. Neste post vamos falar das 5 reações de uma mãe quando o pediatra pede exame.

Não tem jeito, lá vamos nós para o pediatra. Para as salas de espera das emergências lotadas. Repletas de mães que dividem os mesmos sentimentos nossos. Em grande parte das vezes o diagnóstico vai ser preciso e rápido. A avaliação clínica de um pediatra vai resolver a maior parte dos casos sem maiores verificações.

Mas e quando só o olhar do médico não é suficiente e ele solta: “Vou pedir alguns exames para descartar tal coisa ou coisa tal”? Nessa hora a cabeça da mãe já começa a funcionar a mil. “Como assim doutor, meu filho está com alguma coisa mais séria?”

Em determinadas situações prefiro que realmente peçam todos os exames para evitar que meus filhos fiquem tomando remédios desnecessários. Mas, geralmente minha cabeça não consegue ser tão racional.

reações de uma mãe quando o pediatra pede exame
reações de uma mãe quando o pediatra pede exame

Minhas reações quando o pediatra pede exame são estas:

1 – Tensão: não consigo evitar o ar tenso e todas as possibilidades negativas de  o exame confirmar o que eu não quero que ele confirme.

2 – Faço um milhão de perguntas para o médico para que ele me explique o motivo de solicitar o tal do exame pro meu filho. Não fico satisfeita com a resposta dele que geralmente diz que é apenas um exame de rotina.

3- Quase morro de dó do meu pequeno se ele tiver que fazer exames de sangue. Fico pensando se realmente era preciso tudo aquilo. Se ele chora horrores, juro para mim, que nunca mais vou deixar fazerem exames com ele tão pequeno.

4 – Me desespero se o google me diz que tal exame revela uma doença grave. A internet e suas duas faces.

5 – Fico dando F5 na página do laboratório toda hora para ver se o resultado saiu.

 

Agora, o que acho que de fato devemos fazer quando o pediatra pede exame:

1 – Mantenha a calma. São apenas exames para o bem da saúde do seu filho.

2 – Tire as dúvidas com o médico, não com outras pessoas.

3 – Não acesse o google. Se acessar, não acredite nele. Muitas coisas que você encontra na internet só vão fazer sentido se analisadas juntamente com outros fatores.

4 – Não abra o resultado do exame antes da consulta. Você vai ficar um longo período sofrendo.

5 – Pense em coisas boas e agradeça por estar tendo a chance de fazer toda a investigação necessária.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *