Minha Filha Foi Obrigada a Pedir Desculpas Por Não ter Convidado Coleguinha Para Festa

Fazer festa de aniversário de filho é uma maravilha. Mas um ponto delicado é a lista de convidados da festinha.

Quem é mãe e pai sabe que muitas vezes não dá para convidar todos os amiguinhos do filho para a festa. São muitos motivos que interferem na lista de aniversário dos pequenos. Geralmente o que acaba limitando a lista é a questão financeira.

Hoje no mercado ouvi uma história que me deixou refletindo sobre o assunto.

Uma mãe contava a outra que havia feito a festa de aniversário da filha e que por questões financeiras não pode chamar todos os coleguinhas da turma da menina. Eram mais de 30 amiguinhos só da sala fora todos os parentes e amigos da família. A mãe precisou enxugar a lista para caber no orçamento familiar.

Uma das mães que a filha não foi convidada ficou chateada. Enviou uma mensagem para a mãe da aniversariante dizendo que a atitude da mesma foi de exclusão e que exigia uma retratação.

A mãe continuou contanto a história para a amiga e eu confesso que me aproximei para não perder nenhum detalhe  (ok, sou curiosa). Segundo a mãe da aniversariante, ela tentou ligar para a outra mãe para explicar seus motivos, mas suas ligações não foram atendidas. Enviou uma mensagem de texto pedindo para conversar e a resposta que a outra mãe lhe enviou foi a seguinte:

“Não preciso conversar nada com você. Já conversei com a coordenadora da escola e exigi que sua filha pedisse desculpas para a minha”.

Neste momento minha curiosidade aumentou mais ainda. O que a escola tem a ver com isso?

Para minha surpresa, a escola chamou as duas meninas e pediu que a aniversariante pedisse desculpas para a coleguinha.

Neste momento eu realmente fui conversar com a mãe. Eu meio que não acreditei na atitude  da coordenação.

Raquel ainda não tem muitos coleguinhas de sala. Dá pra convidar todos. Mas se forem uns 30? Será que vou ter grana? Será que o melhor não é só fazer na escola com todos juntos?

Por outro lado também me coloquei no lugar da mãe que reclamou. Não deve ser fácil ver um filho triste se sentindo excluído. Não deve ser fácil explicar o motivo de um amigo ter sido convidado e outro não. Tentaria não dar tanta ênfase ao assunto. Acho que falaria que foi por causa de dinheiro…  Ainda não passei pela situação e sinceramente não sei qual seria meu sentimento.

Mas também acho que a escola não deveria se envolver no assunto! A aniversariante nem entende ao certo o que está acontecendo. Segundo a mãe, ela relatou que “nem sei porque pedi desculpas pra minha amiga”.

Acredito que as duas meninas que ainda são só crianças conseguiriam se entender de boa, com naturalidade. Crianças se entendem entre elas. Brigam num minuto e no outro são as melhores amigas do mundo.

Sei que termino o post ainda refletindo sobre o assunto. Ainda pensando no que eu faria no caso da mãe da aniversariante e como conduziria a frustração da minha filha em não ser convidada.

O Primeiro Aniversário de um Bebê é Também o Primeiro Aniversário de Uma Mãe!

Comentários

2 Comentários para "Minha Filha Foi Obrigada a Pedir Desculpas Por Não ter Convidado Coleguinha Para Festa"

  • comment-avatar
    Giza 16/09/2017 (20:51)

    E se a história está mal contada e a criança não convidada é deficiente? Acho que devemos sim ensinar nossos filhos a lidar com a rejeição, mas tem casos tão difíceis… a gente não sabe da vida do outro…
    Por isso acho que é bem complicada essa situação para ambos os lados, precisaria saber o outro lado da história…
    Uma vez chorei lendo a história de um garotinho q tinha sido o único a não ser convidado pra festinha do amigo e a mãe não sabia como explicar… e eu fiquei pensando o que faria se fosse com o meu…
    Só acho que gente precisa se colocar no lugar do outro sempre…

  • comment-avatar
    Karol 29/09/2017 (12:35)

    Penso que nossos filhos precisam entender que como eles não tem afinidades com todos, os colegas também e que o mundo não vai acolhê-los sempre. A questão é, excluiu por alguma deficiência? Por mal comportamento? Por falta de dinheiro? Se foi por falta de dinheiro, com certeza, ela não foi a única, pois uma só criança não faria tanta diferença e aí acho um absurdo a mãe se chatear e envolver a escola. Agora, se foi uma única exclusão e tem algum motivo que não seja incompatibilidade das crianças aí fica bem feio pra mãe da aniversariante.
    Aqui em casa tento sempre mediar, mas se é uma criança que meu filho não tem afinidade eu lhe autorizo não convidá-lo, desde que esteja ciente que isso pode acontecer com ele e não poderá reclamar. Caso seja um colega que sempre lhe convida e ele sempre vai na festinha o bom senso pede que convide-o mesmo que não sejam tão amiguinhos. Cada caso é um caso e todas nós devemos mostrar aos nossos filhos que é normal isso acontecer (desde que não seja algo discriminatório) e que vai acontecer com ele também, por falta de afinidade ou por falta de dinheiro dos pais, nossos filhos não podem viver numa bolha, pois no dia que ela estourar a vida deles virará o caos por nossa culpa.

Participe!!

%d blogueiros gostam disto: