O Sono do Bebê – Meu Bebê Não Dorme à Noite

O sono do bebê tem sido complicado. Meu bebê não dorme uma noite inteira há meses. Eu não consigo ter uma noite de sono com mais de 4 horas há tempos. Ninguém na casa dorme.

Você faz o bebê dormir, coloca no berço e pensa que vai poder fazer coisas muito importantes como comer, tomar banho e dormir. Aí você engole a comida e vai para o chuveiro. Minutos depois você ouve o chorinho do bebê e pensa “quando vou dormir mesmo?”

Embala no carrinho, pega no colo, verifica fralda, dá mais uma mamadeira e nada faz com que o pequeno se acalme. Chora desesperado. Chora de dor. Choro eu sem saber o que fazer.

Nosso pequeno tem passado por um período muito estressante. Ele acorda diversas vezes durante a noite. São 5, 6 até 7 vezes em que pede nossa ajuda através do seu choro dolorido. Meu bebê não dorme! Diversas dessas noites são angustiantes. Para uma mãe ver seu filho lutando para ter uma noite de descanso e não conseguir, é muito triste. Ouvir um bebê chorar desesperado e só se acalmar uma hora depois de tomar analgésico não é certo. 

O Sono do bebê

São meses correndo atrás de explicações para estas noites mal dormidas. Dá pena dele. Fico com dó da irmã que acorda com o choro do irmão, ficamos cansados e fragilizados.

Afinal, por que meu filho chora tanto? O que faz ele não dormir?

Já levamos em inúmeros médicos. Não questiono a competência de nenhum deles. Aliás, sou grata pela dedicação que todos estão tendo com meu filho. Estamos na fase de investigação. Desde que esses episódios começaram, já se passaram 8 meses. Neste período descobrimos alergias alimentares (APLV), trocamos fórmulas, tiramos da escolinha, parei de trabalhar, tratamos esofagite, refluxo, várias infecções, realizamos diversos exames… e a saga de acordar muitas vezes continua.

Cheguei ao meu limite.  Hoje nosso pequeno está com 1 ano e 4 meses e se formos marcar no calendário o número de dias em que ele dormiu uma noite toda, não conseguimos preencher 30 dias.  Não é justo que meu filho chore tanto tempo. Um bebê precisa dormir bastante para crescer e se desenvolver. Uma mãe precisa de algumas horas de sono para conseguir dar atenção necessária a seu filho. Tem dias que pareço um zumbi. Tem noites que sinto vontade de chorar sem saber mais o que fazer para Samuel melhorar. 

Agora estamos fazendo diversos exames para descartar algumas doenças (Fibrose Cística – meu coração na mão), verificando a parte imunológica e vendo a possibilidade de fazer a cirurgia de adenóide o mais breve possível. Com toda essa confusão, procuro sempre dar os cuidados necessários para a irmãzinha, que em meio ao caos noturno, acaba não tendo uma noite produtiva de sono. 

Enquanto isso, vou dormindo nos horários em que ele dorme. Economizando energias para poder estar firme no momento em que ele acorda e precisa de mim. Exercitando minha paciência para não descontar nas outras pessoas minha exaustão física e mental. E pedindo que Deus, me dê forças e saúde para aguentar o tranco.

E ai, pessoal, alguém já passou por situação semelhante? Alguma dica mágica para mim? 

Mantra das Mamães Durante as Madrugadas – Tudo Vai Passar!

 

Comentários

12 Comentários para "O Sono do Bebê - Meu Bebê Não Dorme à Noite"

  • comment-avatar
    Ana Paula Hilleshein 08/08/2016 (16:04)

    Kely, meu filho tem 1 ano e 1 mês e desde o sétimo mês que ele não dorme uma noite toda, geralmente acorda 2 vezes a noite, mas agora, com 15 dias, está acordando a noite toda, acorda 4 vezes, 5 vezes. É claro que eu não durmo, fico estressada, não rendo no meu trabalho, sono o dia todo, correndo risco no trânsito, e ainda sofrendo no relação conjugal…afinal nessa situação temos disposição pra alguma coisa?
    Meu bebê tem rinite alérgica e hipertrofia da adenoide, a pouco tempo começou um tratamento com Montelair, Esalerg, Leucogen, passo o spray nasal Nasonex……mas parece que isso não está tendo efeito algum. Cuido do quarto dele, encapei colchão, não tem pelúcia no quarto, troco roupa de cama 2 vezes na semana, limpo som pano úmido o quarto sem produto algum apenas detergente neutro….usa soro constantemente no nariz, e nada.
    Estou desesperada, choro durante a noite querendo uma noite de sono, as vezes fico até com culpa em desejar a noite de sono, mas creio que isso é natural, pois necessitamos de um descanso para trabalhar e cuidar da família.

    • comment-avatar
      Kely Varela 08/08/2016 (17:37)

      Oi Ana,
      Você descrevendo sua situação me lembro da minha. Samuel acordava umas 8 vezes… ninguém dormia… foram meses de sufoco! Você é de onde? Insista com o pediatra para ver melhor a questão da adenoide. A médica que fez a cirurgia do Samuel disse que não sabe como ele conseguia respirar.
      E nós precisamos dormir sim! Não tem como aguentar o tranco… não tem como ter vida social, trabalhar, conjugal…precisamos ter noites de sono para poder cuidar bem dos nossos filhos e família…
      Se quiser trocar mais ideias, fique a vontade….
      Beijos e força!!!!

      • comment-avatar
        Ana Paula 04/07/2017 (11:04)

        Oi Kely, continuo na mesma situação quase 1 ano depois…..rsrrsrsrs. Sabe que acho que acabei acostumando com a privação de sono. Sou de Campo Grande/MS. Tem noites que dorme a noite toda, e outras acorda noite inteira, e assim seguimos. Estou aguardando a cirurgia, o otorrino que atende ele, aconselhou a retirada da adenoide e o dreno nos dois ouvidos, pois está com secreção em ambos os lados, isso pode prejudicar o desenvolvimento da fala. Semana passada internamos ele, no entanto, não foi possível porque ele estava com febre ….agora estamos tratando da garganta com antibiótico e aguardando a cirurgia. Assim que fizer venho aqui e falo como foi. Abraços e força para todas as mamães.

        • comment-avatar
          Ana Paula Hilleshein 31/07/2017 (12:02)

          Oi bom dia!

          Kely o João fez a cirurgia da adenoide e colocou os tubinhos de ventilação dia 24/07 agora.

          Pro meu alívio tudo correu super bem! Levei o Joao super calminho pro centro cirúrgico. Durou 01 hora e 30 minutos até me chamarem para o centro cirúrgico, ele estava meio dormindo e chorando ao mesmo tempo, normal por conta dos reflexos da anestesia, da sedação, a criança fica confusa né. Ele dormiu desde as 10:30 até 15:00 horas….e depois aproveitou o sorvete, adorou! A parte da alimentação foi tranquila apesar da minha ansiedade, consegui cuidar bem dessa parte. Por 3 vezes dormiu a noite toda, não sei se foi coincidência ou já é a melhora, mas adorei essa parte, até porque esse soninho já ajuda na recuperação dele.
          Estou bem otimista e feliz pela cirurgia. Estou certa eu foi o melhor para o Joao. O medico que fez o procedimento foi o Dr. Pedro Paulo Bidart em Campo Grande/MS e foi perfeito em tudo!!!
          Abraços.

          • comment-avatar
            Kely Varela 06/08/2017 (13:28)

            Olá Ana Paula,

            Que maravilha que ele fez e correu tudo bem! E que maravilha maior ainda saber que ele está dormindo!
            Você vai ver como as coisas só vão ficar melhores!
            Beijo grande em vocês dois!

            Kely

  • comment-avatar
    Ilana Kuschnir 31/08/2016 (00:33)

    Kely, me arrepiei só de ver seu post. Noites a fio sem dornir são inimagináveis para quem nunca passoubpor isso… Meu filho, agora com 9 anos, não dormia mais do que duas horas seguidas em seu primeiro ano de vida, fosse de dia ou a noite. E chorava… Precisei parar de amamentar, coisa que eu nao queria, e fizemos vários tratamentos e investigações com pouco, ou nenhum resultado. Aos dois anos, resolvi ir estudar sobre trauma. Havia tido duas bronquites na gravidez e o parto foi meio chatinho. Algo me dizia que ele estava com muito estresse acumulado nesses traumas, e que os medicos (alopata, homeopata, antroposofico e medicina chinesa) conseguiam imaginar o que fazer. Foi ai que descobri um caminho, que acabou em uma profissão… A terapeia chama-se Experiência Somatica. Passei quatro anos estudando-a, e meu filhote foi melhorando de maneira incrivel. Associei, também, a fonoaudiologia Padovan, a qual também estudei. Todos, em casa, precisaram se tratar, pois foi um periodo dificilimo. Hoje é um menino saudável e incrível, e percebo que ainda reage a situações de muito estresse, mas consegue se recompor com facilidade. Se precisar, me ligue para eu te contar mais. Beijos e muita sorte! Ilana (11) 991620032

    • comment-avatar
      Kely Varela 31/08/2016 (12:36)

      Nossa, fiquei bem interessada… vou te enviar um email.Tenho algumas dúvidas…

      Beijos e obrigada pelo seu relato…

      Kely

    • comment-avatar
      Larissa 06/09/2016 (13:53)

      Ilana, tenho interesse em saber mais sobre sua história, por aqui 9 meses, estou pirando, desesperada, depressiva, no extremo da exaustão, meu bb não dorme mais Q 1h seguida…Tbm passei uns “perrengues” na grstacao e o parto foi bem demorado…se puder me ajudar serei mto grata!!!

      • comment-avatar
        Ilana Kuschnir 07/09/2016 (09:16)

        Larissa, porque não me liga? Teria imenso prazer em contar tudo o que sei e ajuda-la. Meu telefone é 11- 991620032. Bjs!

  • comment-avatar
    thaynara 28/01/2017 (23:15)

    Ola,nossa esses relatos me deixou muito feliz,estranho dizer isso ne..mas é q achei q isso so acontecia aqi em casa.Minha bb tem 8mese,e desde qnd nasceu ela nao dormi mais q 40min direto. Ela acorda gritando as vezes ate tremendo,demoro para acalma-la e quando finalmente dorme coloco ela no berço,mas passa-se 40min ela acorda do mesmo jeito.Fico com mt dó e preocupada tb,sem falar no meu cansaço.Vou falar pra pediatra dela sobre tudo que li por aqui.Obg esse post fez meu dia muito melhor.

    • comment-avatar
      Kely Varela 29/01/2017 (00:17)

      Olá Thaynara,
      É tão bom a gente sentir que não etá só!
      Leia o post sobre adenoide e o último sobre sono! Tem sido uma grande batalha, mas tenho certeza que em algum momento tudo vai se resolver!
      Beijo grande e espero que logo sua bebê consiga dormir!

  • Educar Exige Mais Abraços e Menos Gritos – Mãe Sendo Mãe 22/02/2017 (11:42)

    […] Como muita gente sabe o ano passado foi um verdadeiro tsunami nas nossas vidas. Samuel não dormia (relato aqui), ficou muito doentinho e só obteve uma melhora considerável após a cirurgia de adenoide. O […]

Participe!!

%d blogueiros gostam disto: