Não Existe Leite Fraco…Existe Palpite Chato!

Não Existe Leite Fraco…Existe Palpite Chato!

Precisamos conversar sobre amamentação.

Outro dia eu publiquei a foto abaixo em que afirmo que Não existe leite fraco e para minha grande surpresa recebi inúmeros comentários de mulheres afirmando que elas tinham sim o leite fraco.

Leite fraco

Precisamos bater mais nesta tecla: Não existe leite fraco!

O mito em torno dessa afirmação vem de inúmeros fatores: insegurança da mulher, falta de informação, questões econômicas, indústria farmacêutica e médicos despreparados.O leite materno é dividido em dois: o primeiro leite que é rico em água (esse sim, pode ser chamado de leite aguado) e que mata a sede da criança. O segundo leite, que é rico em gordura e que vai ser responsável por sustentar mais tempo a criança sem fome e fazer com que ela engorde.

Muitas mães me disseram que o seu leite era fraco porque o bebê não ganhava peso. Vamos analisar essa afirmação. O bebê pode não estar ganhando peso pelo fato de ele não estar pegando de maneira correta o peito. É preciso lembrar que o bebê precisa abocanhar a aréola toda do peito para sugar o leite da maneira correta. Quando a criança faz a pega correta ela estimula a maior produção de leite e faz com que o leite gordo desça mais facilmente. Uma pega adequada vai evitar que o seio da mulher sofra algum tipo de machucado que venha ocasionar dor. É preciso que o bebê mame até esvaziar um dos seios para conseguir mamar o segundo leite rico em gordura. Se a troca do peito for feita antes da hora, provavelmente a criança só vai sugar o leite rico em água.

pega-correta

Outro fator que pode ser o responsável pelo bebê não ganhar peso são as alergias alimentares. Como assim, se ele mama só no peito? Acontece que a alimentação da mãe continua sendo normal e ela pode estar ingerindo algum alimento causador de alergia ao bebê. Tudo o que a mãe consome vai acabar no leite. Alergia ao Leite de Vaca pode sim causar diminuição no ganho de peso. Por isso, é bom ficar atento a este detalhe. Veja mais aqui!

É bom que as mães de primeira viagem saibam que o começo pode não ser muito fácil.

O leite do peito não é mais fraco que o leite de vaca. Ele é ideal para o bebê. É digerido mais rapidamente o que faz a criança querer se alimentar novamente mais rápido. Mas isso não tem nada a ver com ele ser mais fraco. Leites industrializados são feitos geralmente com o leite de vaca, que precisa de mais tempo para ser digerido. É como se você tivesse comido um prato de feijoada e ficasse mais lento. Não quer dizer que você se sentir estufado e pesado seja mais saudável.

Bebês pequenos choram muito sim! E no começo vão querer mamar a todo momento. Geralmente mamam de duas em duas horas. Por isso é bem importante esvaziar bem um peito e depois oferecer o outro para que o bebê consiga mamar o leite mais gordo e se sinta satisfeito por mais tempo.

O fator no entanto que faz com que grande parte das mulheres acreditem que seu leite é fraco é ainda a insegurança em si mesmas. É um momento em que nos sentimos totalmente fragilizadas. Precisamos de alguém que nos incentive e nos dê apoio. E o que a maioria acaba encontrando são PALPITEIRAS de plantão que amam dizer com a boca cheia que o leite da mãe é fraco.

O ponto mais importante para atingir o sucesso da amamentação é sem dúvida a informação! Você precisa ouvir quem realmente entende do assunto. Uma pessoa que lhe traga segurança, confiança e informações corretas. Pode ser uma enfermeira ou consultora de amamentação, uma mulher que tenha clareza sobre o assunto, os bancos de leite das cidades e alguns médicos.

Falo alguns médicos, pois nem todos são adeptos da amamentação. Muitos acabam RECEITANDO a fórmula infantil motivados por outros interesses como a venda de fórmulas ou simplesmente por não saberem como lidar com o assunto.É importante que você acredite que não existe leite fraco. O leite materno é ainda a melhor opção para a mãe e para o bebê. O sucesso da amamentação vai estar relacionado com suas informações e condições de saúde da mãe e do bebê. Ah, e você vai precisar abstrair muitas opiniões vindas de quem não entende realmente do assunto.

O leite materno é o leite mais rico que existe para o bebê! Ele vai fortalecer a imunidade do seu filho e proteger ele contra vários tipos de doenças.Acredite em você! Não existe leite fraco, existe palpite chato!

Onde você pode buscar informação?

PROAMA – CURITIBA

Bancos de Leite no Brasil

Grupo Virtual de Amamentação

Casa Curumim

 

Comentários

7 comentários

  1. Bom existe Sim leite fraco e o meu é tenho dois filhos e passei pelo o mesmo problema .
    Meu segundo filho no hospital so chorava cheguei a ouvir da enfermeira chefe que eu dava mama d mais pra ele chegamos em casa e ele so chorava as fraldaa eram secas nem o coco qie o nene faz quando nasce o meu filho nao fez levei ele na ped que foi muito grossa e me disse vc nao quer amamentar? Pesou ele e pediu q retornasse depois de uma semana e meu filho com um kilo a menos ela mandou eu sair dali correndo comprar nan meu nene estava desnutrido sendo que ele nasceu com 3k650

    • Tem mta gente sem noção para incentivar a introduzir leite artificial. Graças a Deus eu ja tinha a certeza que meu leite era o melhor alimento para minha bebê, porque mta gente ficava falando q meu leite era fraco que minha bebê chorava d fome. Não desisti e exclusivo no peito. Ela ainda está abaixo da média mas os médicos dizem q é melhor ser magrinha e saudável do que trocar o melhor leite pelo LA.

  2. Digo mais… não existe leite fraco e nem leite insuficiente. Deixe o bebê mamar a vontade mesmo que que pareça que não tem leite. Na próxima mamada seu peito estará explodindo.

    Meu guri mamou até 2 anos… não teve nada do que á gente escuta por aí. E minha menina está LINDA e vistosa mamando só no peito.
    Aí escuto assim: nossa! Eu não acredito que ela mama só no peito….. aff

  3. Vou contar minha experiência minha filha chegou a ficar 2 horas mamando no peito e mesmo assim chorava de fome e ante que alguém me diga que não tinha leite suficiente, tinha muito leite . E sim ela ficou apenas 9 dias somente no peito e engordou apenas 37g após esse período ela começou a tomar complemento, qual é a explicação Então.

    • Olá,
      Geralmente nestes casos não é o leite da mulher que é fraco e sim a quantidade que é insuficiente (Sim, vou insistir nesta afirmação). Por mais que o bebê fique um bom tempo no seio pode ser que o que saia do peito não seja suficiente para o bebezinho.
      Os meus dois filhos tinham problemas de alergia alimentar (que eu só descobri bem depois) e por isso não ganhavam peso.
      Por isso a ajuda de profissionais especializados é o melhor num momento como este!

    • Eu tbem dava no peito e minha bebe não ganhava peso começamos pesar antes de mamar no meu peito e depois é quase nada de diferente no peso eu ficava com ela no peito chorando de fome … vamos ser mais realista eu não desisti dei o peito até os 04 meses esperando por um milagre e minha filha tadinha tentando as vezes irritada no peito porém ali as duas tentando o milagre… me esforcei muito e esforcei muito minha filha dava até angústia da bebê chorando sem ter leite e a pegada era correta nunca me doeram meus peitos.., fui bem atendida por nutricionista e endocrinologista fiz tudo …

      • Olá Indiana,
        Nós sempre vamos fazer de tudo! E nossos bebês sabem dos nossos esforços.
        Quando eu estava muito mal, sem conseguir amamentar no começo, quem mais me orientou foi justamente uma amiga que não conseguiu amamentar por questões físicas e de saúde… ela me deu motivação e me encaminhou para enfermeiras especializadas no assunto.
        Fui conseguir só depois de 2 meses. Mas se não fosse uma amiga bem esclarecida não teria tentado.
        O fato é cada mulher tem suas particularidades. E por isso não devemos nunca julgar nenhuma!
        O mais importante é tentar e saber que fizemos tudo pelos nossos lindos bebês!
        Beijo grande
        Kely

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *