Desenvolvimento da Fala – “Meu Filho Está Demorando Muito Para Falar”

Desenvolvimento da Fala – “Meu Filho Está Demorando Muito Para Falar”

Meu filho está demorando a falar!

Meu pequeno Samuel demorou para desenvolver a fala. Desde muito bebê ele não falou tão rapidamente quanto eu, mãe de uma menina super falante, esperava que ele falasse.

O fato é que realmente acabei comparando o desenvolvimento de Raquel com o de Samuel. Eu achava que ele iria começar a falar assim como a irmã, super rápido. Mas logo que o pequeno completou a idade em que eu achava que ele deveria falar, eu levei um susto!

Sim, fiquei com medo! Fiquei buscando respostas sobre um possível atraso na fala do meu filho. Para mim, o fato de Samuel não falar como as crianças da idade dele, não era algo normal e aceitável.

Geralmente as crianças são capazes de formar frases com 3 palavras aos dois anos de idade. Samuel não era! Ele parecia ter preguiça de falar. Entendia tudo que a gente falava com ele, mas não era muito de conversar com as pessoas.

desenvolvimento fala

Depois de levar Samuel em muitos médicos, não pelo fato da fala, mas por ele ficar muito doente em determinado período, descobrimos que um dos grandes motivadores do atraso da fala dele era a adenoide. A adenoide no caso dele era tão grande que ele não conseguia respirar, roncava demais, não dormia  e já estava ficando com a parte auditiva comprometida. Depois da cirurgia para retirada da adenoide o pequeno deu uma boa melhora.

Samuel foi para a escolinha e passou a falar um pouco melhor. Mas ainda assim, os padrões de desenvolvimento da fala dele não estão no mesmo dos amigos e colegas da mesma idade. Descobrimos que ele estava com as amígdalas muito grandes e novamente lá foi o pequeno fazer uma cirurgia para resolver a questão.

Samuel mal conseguia dormir. Acordava várias vezes na noite e não tinha um de sono de qualidade. O resultado destes meses todos dormindo mal era que ele ficava muito irritado e não conseguia ter energia suficiente para se desenvolver da melhor forma.

Conversando com a pediatra chegamos a conclusão que realmente o grande problema no desenvolvimento da fala de Samuel foram as amígdalas e a adenoide. Agora, tudo que ele precisa é de incentivo e muito estímulo para recuperar o tempo perdido.

Volto a frisar que não acho a ideia de comparação entre as crianças uma coisa saudável nem para as crianças e nem para as mães. A comparação acaba gerando muita ansiedade tanto na criança quanto em nós!

Estar sempre de olho e monitorando as fases da criança também é importante. Por mais que cada criança tenha seu ritmo próprio, em algumas ocasiões o atraso no desenvolvimento pode não ser algo natural da criança. Muitas vezes eles precisam da nossa ajuda ou a de um profissional especializado.

Eu realmente só fiquei tranquila quando Samuel foi examinado pela pediatra. Ele já consegue montar frases. Entende tudo que as pessoas falam com ele. Agora está na fase em que suas frases precisam ficar mais claras. Passamos agora para o momento em que precisamos incentivar Samuel a se expressar mais e se comunicar com quem está a sua volta de maneira mais solta.

Meu Filho Precisa Retirar as Amígdalas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *