Já Ouviu Falar em Eritema Infeccioso?

Eritema infeccioso! Que doença é essa? Eu nunca tinha ouvido falar nela antes. Mas semanas atrás uma das mães da escolinha das crianças enviou uma foto com as bochechas vermelhas da filha.

Isso mesmo, bochechas mega vermelhas. Parece que a criança passou um blush ou levou uma bofetada na bochecha.

A amiguinha da Raquel que apresentava os sintomas de eritema ficou alguns dias em casa. Não pelo risco de transmitir a doença e sim pelos sintomas que vinha apresentando. Além das bochechas bem marcadas, a criança pode apresentar febre baixa e coceira. Depois de alguns dias, a vermelhidão pode descer para os braços e pernas.

eritema infeccioso

O eritema infeccioso é uma doença benigna, causada pelo parvovírus humano B19! Isso mesmo, a criança não vai ter maiores complicações além das citadas acima. (A doença pode se manifestar de maneira mais grave em gestantes).

Mas eis que uns dias depois da amiga ter sarado, Raquel aparece com as bochechas vermelhas em casa! No caso da Raquel, ela não teve nada além da cor exacerbada.

Mas como Raquel pegou eritema infeccioso?

O contágio acontece principalmente por secreções respiratórias.

Pensei, dos males o menor. Já que não tratamento para a doença e ela não vai provocar nada sério, nem levei ao pediatra.

Essa semana quem aparece com as bochechas vermelhas é o pequeno Samuel. No dia eu tinha consulta com o pediatra que fez questão de ressaltar que a eritema é uma doença benigna e que não há motivos para se preocupar.

Uma novidade para mim, leiga no assunto, é que o contágio da doença se dá no período em que a criança ainda não apresenta nenhum sintoma. Isso mesmo, a criança está com o vírus e nem sabe que está!

Uma doença que realmente não temos como evitar e nem como tratar! A única coisa que medicamos são os sintomas de dor e coceira.

Comentários

Sem Comentários para "Já Ouviu Falar em Eritema Infeccioso?"

    Participe!!