Endometriose – O que Você precisa Saber?

Endometriose – O que Você precisa Saber?

O assunto é endometriose. Depois que publicamos o texto da leitora Gabriele Antunes sobre como ela venceu a endometriose, recebemos algumas perguntas sobre o assunto. 

É com muita alegria que hoje damos inicio ao espaço reservado à nossa querida ginecologista e obstetra Dra. Celeste Pauline Demeterco Reggiani Prizibela. Ela vai responder perguntas das leitoras. Você pode enviar suas perguntas para nosso e-mail contato@magicasdemae.com.br

E a Dra. Celeste responde aqui as perguntinhas para você!

1. O que é endometriose?

Todos os meses uma camada se forma dentro do útero (chamada endométrio) e vai descamar mensalmente. Em alguns casos, o fluxo de sangue pode ocorrer também em sentido oposto e cair na cavidade abdominal, se fixando em qualquer órgão que esteja por perto: ovário, trompa, bexiga, intestino. As causas disso ainda são desconhecidas, mas a ligação familiar existe

2. Quando sei que estou com endometriose?

Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Existem mulheres que sofrem dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto. Entre os sintomas mais comuns estão: Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação; Dor difusa ou crônica na região pélvica; Sangramento menstrual intenso ou irregular; Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação; Dificuldade para engravidar e infertilidade.

3.Como é diagnosticada a endometriose?

A endometriose ainda é uma doença difícil de diagnosticar por meio do exame físico, ou seja, realizado durante a consulta ginecológica de rotina

1° Ultrassonografia transvaginal especifica para endometriose  e necessita de um preparo intestinal prévio.

2° Ressonância magnética.

3° Laparoscopia – Permite tanto o diagnóstico como o tratamento da paciente. O procedimento é realizado através de pequenas incisões na barriga e a introdução de instrumentos telescópicos para a visualização, e se for o caso, para a retirada das lesões. A laparoscopia também permite a coleta de material para avaliação histológica e o tratamento cirúrgico das lesões.

4. Uma mulher com endometriose pode engravidar?

Pode. O quanto a endometriose afeta o funcionamento do seu corpo, pode variar de mulher para mulher. Basta alguns exames para que o médico perceba o que está atrapalhando e se será necessário a laparoscopia para melhor conduzir.

5. A cirurgia para endometriose é muito complicada?

Um procedimento feito sob anestesia geral, em ambiente hospitalar. E tudo depende da agressividade dos implantes de endometriose. Se estiver acometendo o intestino, por exemplo, a cirurgia será um pouco mais complexa. Mas no geral, são cirurgias simples.

6. Depois da cirurgia vou conseguir engravidar?

Assim que seu ciclo menstrual acontecer regularmente, ou seja, em 1 ou 2 meses após a cirurgia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *