Como escolher o fotógrafo para a festa de aniversário do seu filho

Hoje o texto é da nossa querida colunista Andrea Mayumi da Ipê Caramelo. Ela vai nos dar algumas dicas super preciosas de como escolher a pessoa certa para registrar um momento tão especial na vida dos pais e dos pequenos.

Como escolher o fotógrafo para a festa de aniversário do seu filho

São muitos detalhes que precisam ser vistos durante a preparação da festa de aniversário de seu filho. Tudo começa com a escolha do tema, passando pela decoração, comidas a serem servidas, brinquedos e brincadeiras, lembrancinhas… E para registrar esse momento tão importante, a escolha do fotógrafo é essencial. Mas como escolher o profissional? Aqui vão algumas dicas.

Aniversario-um-ano-Samuel-BR-156

Conheça o trabalho do fotógrafo

Não vou dizer que o preço não seja um fator importante de decisão na hora da contratação de um profissional. Cada uma sabe qual é o orçamento que tem disponível para investir na festa. Mas, além da questão do valor, é importante conhecer o estilo do trabalho do fotógrafo que você vai contratar. E nem sempre o mais caro vai ser, necessariamente, o melhor para as suas necessidades.

Cada fotógrafo tem um estilo diferente, então é bom conhecer o trabalho para ver se ele encaixa com seu gosto pessoal. Há quem faça fotos mais espontâneas e outros que prezam por imagens mais posadas e tecnicamente perfeitas. Tem quem goste de fotos com cores mais vibrantes, e quem prefira tons pastéis. Há profissionais que fazem imagens cheias de efeitos, em ângulos diferentes, e aqueles que fazem fotos mais tradicionais.

O que você mais gosta? Analise isso antes de decidir pela contratação do seu fotógrafo.

Faça perguntas e tire suas dúvidas

Veja se o orçamento enviado pelo fotógrafo tem todas as informações sobre o serviço, senão, faça perguntas e tire suas dúvidas. Será um fotógrafo que irá trabalhar no dia da festa, ou uma equipe? Quantas horas é o período da cobertura fotográfica? Em que mídia serão entregues as fotos (DVD, pendrive, impressas)? As fotos serão entregues tratadas, em alta resolução? Se for fazer um álbum, qual é o material, quantas páginas tem, quantas fotos são usadas em média? Qual o prazo de entrega e a forma de pagamento?

Saiba que tipo de fotos você vai querer, e converse com o fotógrafo

Cada pessoa é única, e cada evento também. Os fotógrafos sabem qual é o “protocolo” geral das festas, mas se você tiver alguma imagem específica em mente e que não possa faltar, converse com o profissional antes. Por exemplo, pode ser que num determinado horário da festa, vá ser feita uma surpresa para o aniversariante, e você queira a foto da reação do seu filho nesse exato momento. Se o fotógrafo não souber que vai ter essa surpresa, ele pode estar registrando algum outro ponto da festa, e perder essa imagem.

Alguns outros aspectos importantes: Você vai querer fotos dos mínimos detalhes da decoração, ou algumas imagens mais gerais são suficientes? Quer que o fotógrafo acompanhe seu filho durante toda a festa, ou faça mais registros dos convidados? Quem são as pessoas mais importantes, que não podem faltar nas imagens? Ou, ainda, se existe alguma situação familiar relevante de ser informada, para evitar constrangimentos (Por exemplo, algum membro da família não se dá com outro, então o fotógrafo não vai pedir para que eles posem juntos para uma foto).

festa infantil

Se possível, conheça pessoalmente o fotógrafo antes de contratar o serviço

Você já conversou com o fotógrafo por telefone ou e-mail. Gostou do estilo dele, e o preço se encaixa no seu orçamento. Antes de fechar o contrato, eu recomendaria que, se possível, você o conhecesse pessoalmente. Por quê?

Porque nós gostamos de estar perto de pessoas que nos façam sentir bem. E o fotógrafo é um dos profissionais que irá ficar acompanhando o aniversariante durante toda a festa, ou pelo menos por boa parte dela. Então é importante que além de belas imagens, ele também seja alguém agradável, educado, e que a personalidade case com a sua (ou do seu filho).

Ao conhecer o fotógrafo pessoalmente, você tem mais chances de saber como ele é, e como provavelmente vai se portar no dia da festa.

Ipê caramelo

Andrea Mayumi, fotógrafa

contato@ipecaramelo.com.br

http://ipecaramelo.com.br

Comentários

Sem Comentários para "Como escolher o fotógrafo para a festa de aniversário do seu filho"

    Participe!!