Como Aplicar as Injeções de Clexane na Gravidez

Eu precisei usar as famosas injeções de enoxaparina sódica (clexane, versa) durante toda a gestação e enquanto amamentava meu pequeno. Confesso que levei um grande choque no primeiro momento! Leia Trombose e a Gravidez

As injeções de clexane são indicadas para pacientes com trombofilia, histórico de trombose, abortos espontâneos sucessivos entre outros casos. Na maior parte das vezes a mulher começa a usar as injeções de clexane assim que descobre a gestação. É um dos momentos mais tensos do tratamento.

injeções por amor

A primeira reação que eu tive foi a de “Será que vou aguentar levar tantas picadas” “Será que não vai fazer mal para o bebê”? “Como faço para aplicar as injeções?”

No começo da minha primeira gestação, enquanto eu aguardava a liberação do medicamento pelo SUS, comprei algumas ampolas e ia diariamente na farmácia para o profissional fazer a aplicação em mim. Geralmente a injeção de clexane que é subcutânea é aplicada na barriga da paciente. As primeiras injeções que eu tomei foram doloridas.

Comecei a pedir para meu esposo ou cunhada aplicar o medicamento em mim. Foi pior! Decidi eu mesma começar a aplicar a injeção de clexane eu mesma.

A decisão foi a melhor coisa que fiz! Eu não precisava me deslocar para fazer a aplicação. Eu sabia onde doía mais ou menos, tinha comando da força na minha mão sabendo se estava doendo ou não,.

Não vou dizer que é a melhor coisa do mundo, mas depois de algumas aplicações você acostuma. A dor vai depender da sua tolerância. Vai depender do local do corpo em que você aplica as injeções.

Conforme a barriga cresce e a pele estica você acaba atingindo as veias e isso acaba deixando a sua pele mais roxa, com alguns hematomas. O ideal é sempre diversificar o local da picada para deixar a pele voltar ao normal.

A maior parte das mulheres precisa fazer uso da clexane até 45 dias após o parto. No período do puerpério ainda é arriscado ocorrer um caso de trombose, por isso a necessidade de fazer o tratamento correto.

Como a pele no puerpério está bem flácida, pode ser que as injeções doam um pouco mais do que na gestação.

Com certeza você vai tirar de letra. Costumamos dizer que a injeção de clexane é conhecida como as picadinhas do amor. Todas fazemos sacrifícios pelo bem estar dos nossos bebezinhos. No final das contas quando temos nossos filhos lindos em nossos braços percebemos que as picadas, as dores e os hematomas na pele não são nada perante o maior presente das nossas vidas.

Leia também Tomei 2150 injeções por amor aos meus filhos

Comentários

3 Comentários para "Como Aplicar as Injeções de Clexane na Gravidez"

  • comment-avatar
    Karol Barros 06/08/2017 (23:13)

    Oi….estou tomando essas injeçoes….consegui pelo sus…mas o tormento esta sendo pra aplicarem…pois n aparecem nos horarios e final de semana esqueceram q tinham q aplicar….uma das enfermeiras conta 3 dedos ao lado do meu umbigo..ja outros n contam e aplicam cada vez em um lugar no máximo 10 cm do umbigo….estou pensando em eu mesma aplicar…assim aplico sempre nos horarios certos e n fico presa em n poder ir pra lugar nenhum nos horarios das aplicaçoes…minha duvida esta em como aplicar com segurança e de forma correta…..como devo fazer??e desde ja…obg

  • comment-avatar
    rauberr@gmail.com 19/10/2017 (16:39)

    Ola Karol, estamos começando esta batalha também. Estamos com 7 semanas. Nos escreva para trocarmos experiências ou deixe um email.

  • comment-avatar
    Mariana Affonso 26/12/2017 (14:37)

    OLA MENINAS…
    Ja estou com 25 semanas e tomo desde que estava com 7 semanas, eu deixava somente enfermeiros me aplicar agora eu mesmo me aplico, so que nao aplico em volta do umbigo eu aplico na lateral da barriga, no FLANCO que é no cruzamento da linha do umbigo com a linha q desce da mama.

Participe!!

%d blogueiros gostam disto: