Brinquedo de Papelão – Estimulando a Imaginação do Seu Filho

Eu não sabia o quanto um brinquedo de papelão poderia estimular a imaginação das crianças.

Quem aqui nunca viu o encanto do filho por uma caixa? Você dá para a criança um mega presente e para sua surpresa os pequenos se encantam mesmo com a embalagem do brinquedo. Na verdade a caixa de papelão se transforma na principal fonte da brincadeira dos pequenos.

O fato é que o papelão é um material aparentemente normal. É papel. Só que não! É um papel mágico que consegue ter várias formas e dar asas à imaginação das crianças. Não é um brinquedo pronto. É algo que é construído junto com os pequenos.

Na semana passada as crianças receberam da Brincando com Papelão uma caixa enorme. Na etiqueta que vinha colada na caixa, a imagem era de um foguete. Raquel quando viu aquele pacote gigante saiu dando pulos de alegria e pedindo para que a gente montasse o brinquedo logo.

Lá fomos nós abrir a embalagem. Quando a pequena abriu ela se deparou com várias peças de papelão! A reação dela foi “Uhuuu mamãe, vamos montar um quebra cabeças de foguete! “E juntos, em família começamos a montar nosso brinquedo.

Cada peça encaixada era comemorada e a ansiedade deles aumentava a cada forma que o brinquedo ia tomando. Acho bem importante as crianças participarem do processo das coisas. Não é simplesmente entrar no brinquedo pronto e sim ser o construtor de algo com o qual elas vão brincar. Na verdade a brincadeira já começa na montagem.

Quando o foguete finalmente ficou pronto, Raquel e Samuel não perderam tempo e partiram para as aventuras deles. Eu não precisei dizer para onde ia um foguete ou como se comportava um astronauta. Raquel partiu direto para a lua, passou por vários planetas e terminou a viagem indo visitar o Pequeno Príncipe.  Samuel acompanhava a irmã na viagem.

Ver os dois brincando com o foguete feito com papelão me fez relembrar das nossas brincadeiras simples da infância. Não precisamos de coisas tecnológicas ou muito engenhosas para dar asas à imaginação. Aliás a criatividade é instigada com brincadeiras que não possuem muitos recursos e que fazem com que as crianças se permitam inventar, interagir com o espaço e soltar a sua imaginação.

Depois de uma semana com o foguete na nossa sala, eles já deram outras utilidades para ele. Passou a ser a cabana foguete. A noite eles pegam uma lanterna e vão brincar que estão acampando. Outro dia dei uma bronca em Samuel e ele saiu correndo para o esconderijo foguete e partiu para a lua onde a mamãe não pode dar broncas.

A imaginação e a criatividade devem ser muito estimuladas desde muito cedo. Dar a opção aos nossos filhos de terem contato com outros materiais, texturas e mostrar a eles que podem criar histórias e embarcar nelas é fazer com que seus filhos hoje pequenos, se tornem pessoas mais espontâneas no futuro.

Outro dia uma amiga me disse “nossa, eu tenho zero de criatividade, não sei inventar nada”! Na verdade ela apenas não foi estimulada a desenvolver suas habilidades e ficou com um certo trave nesta área.

O foguete da Brincando com Papelão vai continuar na minha sala enquanto as crianças quiserem. Raquel disse que quer enfeitar a sua nave com adesivos e desenhos para fazer uma visita especial ao planeta dos doces! Vamos ver quantos mundos novos e quantas histórias super interessantes eles ainda vão criar com ele.

Brinquedo de papelão

Brinquedos para Você Construir em Casa com as Crianças – Elas vão amar!

Comentários

Sem Comentários para "Brinquedo de Papelão - Estimulando a Imaginação do Seu Filho"

    Participe!!