Utilidade Materna – Bebês Não Podem Comer Mel

Utilidade Materna – Bebês Não Podem Comer Mel

Bebês pequenos, de até 1 ano de idade não podem ingerir mel nunca!

Mas logo o mel que é tão bom para a saúde? O mel não é bom contra resfriados? Não é recomendado para adoçar o chazinhos? Excelente para quem tem bronquite?

Sim, ele é ótimo para o tratamento de muitas coisas e prevenção de outras várias. Mas não deve ser ingerido por bebês menores de 1 ano!

Eu sempre achei que não deveria dar mel para os meus bebês por conta do açúcar. No entanto, quando fui estudar o assunto descobri que o mel é muito mais perigoso do que eu imaginava para os bebês.

O mel realmente é muito usado mas não deve ser utilizado para bebês com menos de 1 ano de idade. O alerta é da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  O grande problema é que o mel pode conter esporos da bactéria Clostridium botulinum que pode provocar o botulismo intestinal. O botulismo infantil é uma intoxicação alimentar que se manifesta no bebê, como uma gripe. Depois a doença evolui para a paralisia dos nervos e músculos da face e da cabeça, indo ainda para os braços, pernas e até mesmo músculos respiratórios. 

Como o sistema imunológico do bebê ainda não está bem formado, ele não vai conseguir combater a bactéria caso venha a ingeri-lá. 

O botulismo infantil é detectado através de exames de sangue e de cultura de fezes positiva.

Provavelmente você vai ouvir uma avó ou uma tia dizer que isso tudo é bobagem, que nunca aconteceu com ninguém e tal. Mas realmente, não vale a pena correr o risco! O mais indicado é que a criança só ingira mel depois dos 2 anos de idade. Mas caso você opte em oferecer para seu bebê maior de 1 ano, faça isso com muita moderação!

Leia também Como cuidar do Umbigo do Bebê

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *