Seu Leite É Poderoso! – Amamentação Faz Bem!

Seu Leite É Poderoso! – Amamentação Faz Bem!

Amamentação é um dos pontos mais delicados da vida de uma nova mãe. Já na gravidez as dúvidas, medos e curiosidades tomam conta da nossa cabeça.

Eu relatei no texto Amamentação – O começo pode ser difícil, minha experiência sobre a amamentação com os meus filhos. Quando Raquel nasceu passei por muitas dificuldades para conseguir amamentar. E eu fiz toda a lição de casa certinha! Na gravidez conversei com diversas amigas que amamentavam, assisti diversos vídeos, li muitas matérias, livros sobre o assunto. Mas quando minha querida bebê chegou por aqui percebi que o ato da amamentação vai muito além das leituras. Amamentar é um ato que exige conexão entre a mãe e o bebê.

Eu colocava ela da forma correta no peito, ela abocanhava toda a aréola, mamava um tempão e adivinhem? Quando eu retirava do peito parecia continuar com fome. Chorava! Machuquei meu peito tirando a boca da bebê da forma errada do peito. Um caos!

amamentação

E adivinhem o que aconteceu comigo? Eu comecei a ficar super nervosa e achar que que meu leite era insuficiente ou fraco. Comecei a dar ouvidos para pessoas que me diziam que eu não iria conseguir amamentar. Comecei a ficar uma pilha de nervos e achar que eu não era capaz de amamentar minha filha.

Pois bem, como repito em todos os meus textos, o mais importante no processo de amamentação é você acreditar em você! Manter a calma e buscar informação na fonte certa.

O pediatra me explicou que nos primeiros dias o colostro seria o suficiente para minha bebê e que sim, bebês perdem 10% do peso nos primeiros dias. Quando o leite materno começa a descer é que o bebê vai começar a ganhar peso novamente.

Bebês mamam de 3 em 3 horas no primeiro mês de vida. Isso não significa que a mãe não tenha leite suficiente ou que o leite dela seja fraco. A digestão do leite materno é mais rápida mesmo e o bebê ainda está aprendendo a mamar. Quanto mais estímulo seu peito receber da boca do seu bebê, mais leite você vai produzir.

Após ter recebido a ajuda de profissionais da amamentação comecei a acreditar mais em mim. Passei a entender o mecanismo das mamadas e ignorar os palpites de pessoas que não tinham conhecimento sobre o assunto.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê! Possui cerca de 400 nutrientes que vão ajudar o bebê se desenvolver forte e saudável. Até os 6 meses de vida o seu leite do peito vai ser o alimento mais poderoso na vida do seu filho! Por isso reforço tanto a importância da amamentação.

Algumas mulheres vão ter mais dificuldades do que outras. Muitas vão pensar em desistir. Mas antes de você optar em dar a fórmula para o bebê, procure um profissional de amamentação. Converse com o pediatra, o obstetra. Informação neste momento vai com certeza fazer muita diferença.

Acredite no seu leite! Acredite que você possui o alimento mais poderoso do mundo e que você e ele vão dar todas as forças necessárias para o bom desenvolvimento do seu bebê.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *