7 Brincadeiras Grátis Incríveis para Você se Divertir com as Crianças

7 Brincadeiras Grátis Incríveis para Você se Divertir com as Crianças

Criança adora brincar. E isto é fundamental para o desenvolvimento delas. Porém, hoje todos os pais querem matricular os pequenos nas aulas de natação, balé, judô, pintura, música (quando aplicadas com bom senso são ótimas) e esquecem do fundamental. Aquele tempo livre para as crianças serem crianças.

É nosso dever enquanto pais estimular nossos filhos a brincar. E tão importante quanto fazer com que nossas crianças tenham estes momentos felizes é participar com elas nas brincadeiras.

O adulto precisa se dar ao prazer de sentar e brincar. Ver o mundo com olhos de crianças novamente. Fora dos aparelhos eletrônicos e sim conectados aos olhos dos nossos filhos.  Se permitir voltar a interagir com as crianças vai fortalecer o vinculo das relações familiares e farão os pequenos perceberem como os adultos se importam com eles.

Aproveitando o dia das crianças, fiz uma lista de brincadeiras que você pode fazer com seus pequenos. Só vai precisar de carinho, alegria e disposição.

Vou deixar aqui o desafio. Você consegue dar este presente para seus filhos e fazer algumas das brincadeiras abaixo no dia das crianças?

Brincadeira 1 – Dança da cadeira

Pode ser feita com todo mundo da casa. Mamãe, papai, irmão, bichinhos de pelúcia. Momento que você pode aproveitar para exercitar as cantigas de roda. Conforme a música para, os participantes sentam nas cadeiras. Quem não sentar fica de fora e uma cadeira é retirada.

Brincadeiras

Brincadeira 2 – Esconde esconde

Momento de explorar a casa. Ensinar seu filho a contar até dez, sair correndo e se esconder atrás da primeira cadeira que encontrar, já que a contagem do seu pequeno geralmente é the flash.

Se diverta vendo seu pequeno achar graça quando você o encontra através das gargalhadinhas dele. Fique um tempão procurando a criança que já é maior e que realmente parece ter evaporado da casa. Um tempo para exercitar a criatividade do seu filho, comunicação e senso de humor.

Brincadeiras

Brincadeira 3 – Estátua

Exercitar o equilíbrio, controle e atenção. Pode ser jogado com apenas dois participantes, ou seja, você e seu filho. Pode utilizar uma música para determinar a hora de ficar “estátua” ou simplesmente um é o comandante que dá a ordem e o outro que vai tentar ficar parado o maior tempo possível ou até receber a ordem para se movimentar.

Brincadeiras

Brincadeira 4 – Morto e vivo

Vai desenvolver o senso de concentração do seu pequeno. Agilidade, paciência, coordenação motora também serão testados. Também pode ser jogado com apenas duas pessoas. Um segue as ordens e o outro é o mestre.

Brincadeiras

Brincadeira 5 – Pega-pega

Forma de fazer as crianças gastarem energia. Mesmo que seja dentro de uma sala fechada, seu filho terá de aprender a lidar com os obstáculos, desviando deles e prestando atenção para não ser pego por você. Colocar um ponto onde ele pode descansar ajuda a fazer com que ele recupere o fôlego e você também.

Brincadeiras

Brincadeira 6 – Cabana

Nada mais convidativo para uma criança do que fazer uma cabana! Pode ser com caixas de papelão, cobertores, lençóis amarrados nos móveis. A cabana vira o melhor esconderijo do mundo!

Brincadeiras

Brincadeira 7 – Talentos

Aqui você incentiva seu filho a se expressar. Pode ser cantando, dançando, imitando algum bichinho, contando alguma história. Utilizar adereços ou fantasias ajudam a deixar o show mais divertido. Não esqueça de aplaudir muito e dizer o quanto seu filho é talentoso.

Brincadeiras

Brincadeira Bônus – Zap

Esta é uma brincadeira que aprendi no teatro quando era adolescente. Faço até hoje com meus alunos. Serve para aquecer o corpo e melhorar a concentração. E o melhor, você não precisa de nada para jogar o Zap.

Para jogar, faça um círculo, você, seu marido e as crianças. Pegue uma bola imaginária nas mãos e jogue para o outro, falando a palavra Zap. Só existe uma bola no jogo, e quem pega tem que jogar para o outro. Veja seus filhos tentando se livrar da bola o mais rápido possível. Brinque caindo no chão, quando ele jogar a bola muito forte para você.

Tem variações deste jogo para crianças maiores, vou falar delas e de outros jogos teatrais em algum post futuro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *