5 dicas para fotografar seus filhos

5 dicas para fotografar seus filhos

Fotografar seus filhos é uma das melhores coisas na vida de uma mãe. Não tem como não fotografar! Tudo que eles fazem precisa ser registrado! Cada instante fotografado é uma memória guardada. Como sempre digo, eles crescem rápido demais! E nada mais gostoso do que pegar uma fotografia de meses atrás para ver como eles cresceram e já estão diferentes.

Nossa querida Andrea Mayumi da Ipê Caramelo Fotografia nos dá algumas dicas valiosas para que esses momentos mágicos da vida dos nossos filhos fiquem ainda melhores. Espero que gostem! 

Que mãe não gosta de fotos lindas dos seus filhos? Mas vejo que muitas mães se frustram porque não conseguem que as fotos de seus pequenos fiquem do jeito que gostariam, então separei algumas dicas que podem ajudar a fazer a diferença naquele registro do dia a dia.

1 – Atenção para a iluminação, sempre

Essa dica vale não só para as fotos com seus filhos, mas para todo tipo de fotografia: a luz é extremamente importante. Já reparou que quando você tira uma foto com o celular, por exemplo, em um ambiente mais escuro, ela fica granulada e tremida? Não vou entrar em detalhes técnicos, mas como o celular fotografa em modo automático (via de regra), quando está muito escuro, para “compensar” a iluminação, ele aumenta o ISO (o que causa a granulação) e diminui a velocidade em que a foto é batida (o que favorece para que ela saia tremida). Por isso, procure fazer suas fotos em locais mais claros e iluminados. Não precisa ficar debaixo do sol em um dia de verão, apenas fique atenta com a luz: ela pode ser sua melhor amiga para tirar fotos melhores.

2 – Fique no mesmo nível de altura que a criança

Pode parecer uma ideia boba ou óbvia, mas suas fotos vão ficar mais bonitas se, em vez de tirar “de cima para baixo”, você se agachar ou ajoelhar e ficar da mesma altura que as crianças. Quando você fotografa do ponto de vista de adulto, as crianças parecem ainda menores. Então, não tenha medo de ir para o chão: se jogue, deite, se suje e fique “no mesmo nível”. Lembrando que isso não é uma regra geral: às vezes seu filho está deitado no chão, ou no berço, e você vai querer tirar uma foto de fofa cima 🙂

b1b7793b-9e65-4bde-8b5c-02272809ef40

3 – Quer sorrisos naturais? Não peça para ela sorrir

Quando você pede para uma criança (para um adulto também) sorrir para uma foto, ou dizer “xis”, ou algo do gênero, o mais provável é que você consiga um sorriso não natural. Quer que a criança dê um sorriso ou risada verdadeiro para a foto? Adote outras técnicas: converse, conte uma piada, diga alguma coisa absurda, peça para ela cantar, imitar um personagem ou fazer uma careta. Durante ou depois dessas atividades, a chance de ela dar um sorriso espontâneo é muito grande: esteja com a câmera preparada apontando para ela, para não perder o momento.

794b80bc-af51-4dda-8642-bbf5ad910b92

4 – Não queira fotografar somente os sorrisos

Nós temos a mania de querer sorrisos em todas as fotos, mas fazemos diversas expressões no nosso dia a dia que são características nossas muito fortes. Então, não queira fazer fotos de seus filhos apenas quando eles estão sorrindo, olhando para a câmera e posando. Busque os pequenos momentos diários: a carinha concentrada quando ele está desenhando, o olhar de espanto ao ver seu desenho favorito, as caretas enquanto brinca de faz-de-conta, o brilho nos olhos quando escuta uma música que gosta e começa a dançar. Tudo isso rende ótimas fotos e depois você vai olhar pra elas e recordar de como a criança era realmente em cada fase.

d30d36e7-2340-4145-a492-286399a899a2

5 – Deixe que as crianças tomem algumas decisões

Quer coisa mais gostosa do que envolver seus filhos no processo de fazer as fotos? Deixe as crianças tomarem algumas decisões, e elas estarão muito mais dispostas a serem fotografadas. Pergunte se tem algum lugar em que elas gostariam de tirar fotos: um parque, na praia, numa piscina, no quintal de casa, no quarto dos pais. Que roupa elas querem usar? Um vestido, uma fantasia, um laço na cabeça, uma gravata, uma máscara de herói, uma espada de madeira? Elas querem criar um tema, uma história por trás das fotos? “Faz de conta que somos piratas procurando um tesouro”, “Vamos passear na floresta e procurar a Chapeuzinho Vermelho”… Acredite, vai ser mais divertido pra todo mundo, inclusive pra você!

Espero que tenham gostado das dicas e façam muitas fotos lindas!

Beijos,

Andrea Mayumi, fotógrafa

contato@ipecaramelo.com.br

http://ipecaramelo.com.br/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *